Publicado em 16/06/2021 às 10:33, Atualizado em 15/06/2021 às 22:49
Em decisão nesta segunda, juiz reprovou multinacional paulista que não cumpriu pagamento à vista e foi rejeitada por credores
A Energética Sana Helena, de Nova Andradina, vai pagar R$ 322,5 milhões com prazo de 15 anos pela massa falida da Usina São Fernando Açúcar e Álcool, localizada em Dourados. A decisão da venda judicial que se arrastava há quase três anos foi tomada ontem pelo juiz da 5ª Vara Cível de Dourados, César de Souza Lima.
A indústria douradense teve falência decretada há quatro anos. Localizada na margem da MS-379 entre Dourados e Laguna Carapã, a usina foi construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai e desde junho de 2017 é gerenciada pela administradora judicial VCP (Vinícius Coutinho Consultoria e Perícia), de Campo Grande.
A Santa Helena foi declarada vencedora após a multinacional Millenium Bioenergia não cumprir os prazos definidos pela Justiça na decisão do dia 17 de maio deste ano.
A Millenium tinha até o dia 31 de maio para pagar à vista os R$ 351,6 milhões ofertados pela massa falida ou apresentar fiança bancária para pagamento em até 180 dias.
Entretanto, além de não fazer o pagamento à vista, a multinacional com sede em São Paulo teve a fiança bancária rejeitada pelos credores e pela Justiça.
A Santa Helena ofereceu a fazenda onde fica o parque industrial como reforço de garantia e para ser formalizada como nova proprietária da São Fernando faltam o registro da hipoteca do imóvel e a assinatura do contrato de compra e venda.
Desde 2017, a São Fernando funciona com apenas 25% da capacidade, moendo 1 milhão de toneladas de cana por ano. Mesmo assim, ainda gera pelo menos 500 empregos diretos.
Com informações do site Dourados Informa