Mato Grosso do Sul terá 4.430 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em edição única que ocorrerá em quatro instituições públicas. Para a região Centro-Oeste do país foram estipuladas 21.102 vagas.
Para estar apto a participar do processo seletivo do Sisu 2024, o candidato precisa ter realizado o Enem 2023, não pode ter zerado a redação, segundo a (Portaria MEC n. 391/2002). Também está vedada a participação de candidatos "treineiros" - que não tenham concluído o ensino médio e prestam o Enem para avaliar o conhecimento.
Neste ano a novidade será que o SiSU será realizado em apenas uma edição. Sendo que serão ofertadas vagas em cursos tanto para o primeiro quanto o segundo semestre. Em todo país 127 universidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.360 vagas, para os dois semestres do ano.
Outra inovação é a adoção das alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Deste modo, todos os candidatos inscritos nesta modalidade serão classificados de acordo com o desempenho do Enem, na etapa de ampla concorrência será avaliado o perfil socioeconômico. Previsto na Lei conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023).
Processo seletivo
O estudante interessado em disputar uma vaga em instituições públicas de educação superior em 2024, deve se inscrever entre 22 e 25 de janeiro Por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior por meio do link (https://acessounico.mec.gov.br/).
Sendo que os critérios estabelecidos para o processo seletivo são os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2023. O resultado será divulgado no dia 16 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio do link (https://www.gov.br/inep/pt-br).
Distribuição de vagas
Conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre cursos que terão início a partir do segundo semestre serão aplicados os seguintes critérios:
As vagas serão preenchidas pela instituição superior de ensino conforme a ordem de classificação dos candidatos levanto em conta as notas obtidas no Enem 2023
Não cabe ao candidato escolher o semestre que irá ingressar, levando em consideração a classificação do estudante para o curso pretendido, ainda assim concorrerá às vagas do ano todo
Cabe aos estudantes se atentarem a chamada e realização da matrícula na universidade no período indicado no edital
Ainda, cabe a cada universidade definir o início do curso, sendo no primeiro ou segundo semestre, conforme estabelecido no edital específico de cada instituição de ensino superior.
Vagas em MS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) irá oferecer 2.063 vagas em 121 cursos; A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) disponibilizará 1.243 vagas em 38 cursos; O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibilizará 320 vagas;
Já a UFMS informou apenas os cursos que iniciarão a partir do segundo semestre. A assessoria foi contatada para levantamento de cursos e recortes por vagas nos dois semestres. Cursos que iniciarão a partir do segundo semestre:
Direito (noturno)
Engenharia Civil (vespertino/noturno)
Pedagogia (noturno)
A UEMS disponibilizará 1.243 vagas em 38 cursos no Campi da Capital e interior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.