Publicado em 01/01/2026 às 14:00, Atualizado em 01/01/2026 às 15:40

UFMS abre inscrições para mais de 1,3 mil vagas de mestrado e doutorado

Processo seletivo é unificado, gratuito e contempla diferentes áreas do conhecimento em seis municípios de Mato Grosso do Sul

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado com ingresso em 2026. Ao todo, são ofertadas mais de 1,3 mil vagas em diversas áreas do conhecimento, por meio de um processo seletivo unificado e totalmente gratuito.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ufms.br/mestradoedoutorado. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso e deve ficar atento aos prazos, etapas e critérios estabelecidos no edital específico do programa escolhido.

As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas e também para os programas Qualifica UFMS. Os cursos de pós-graduação são ofertados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas.

De acordo com a universidade, apenas os programas de pós-graduação próprios da UFMS participam deste edital. Cursos realizados em rede com outras instituições possuem processos seletivos independentes, com regras e prazos definidos em editais próprios.

O cronograma do processo seletivo prevê a aplicação da prova unificada de línguas estrangeiras no dia 3 de fevereiro de 2026. A homologação do resultado final está prevista até 19 de fevereiro, com a primeira convocação marcada para o dia 20. As matrículas dos aprovados devem ocorrer até 23 de fevereiro, e o início do período letivo está programado para 2 de março.

Dúvidas gerais sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Já as informações detalhadas de cada curso, como linhas de pesquisa e etapas específicas da seleção, estão disponíveis nas páginas dos programas de pós-graduação, cujos links constam nos anexos do edital publicado pela UFMS.