Publicado em 18/11/2024 às 09:30, Atualizado em 17/11/2024 às 22:27

UEMS divulga Programação da Semana da Consciência Negra

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e proposição acerca das relações étnico-raciais

Redação,
Cb image default
Divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), divulga oficialmente a Programação da Semana Integrada da Consciência Negra 2024, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, sendo organizado em conjunto por três pró-reitorias – de Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil, de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e de Desenvolvimento Humano e Social e pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia.

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e proposição acerca das relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, intolerância religiosa, trajetória de cotistas e caminhos para construção de práticas antirracistas.

A vice-reitora da UEMS, professora Luciana Ferreira, informa que essa pauta foi uma iniciativa da Divisão de Ações Afirmativas, na coordenação da professora Cíntia, e envolveu as demais pastas da universidade, porque é um tema que transversaliza toda a universidade.

“A programação está muito rica para poder debater que não basta sermos não racistas, nós precisamos ser antirracistas. Então, o debate é muito importante. Ele vem coadunar com políticas que nós temos trabalhado institucionalmente, política antirracista, anti-assédio, moral, sexual, misoginia. Então, é um conjunto de políticas institucionais em que precisamos avançar para que, de fato, possamos estar como uma universidade que é inclusiva”, ressalta Luciana.

Cartilha Antirracista digital está pronta e será disponibilizada para acesso após lançamento oficial durante o evento.

De acordo com ela, o evento “é uma oportunidade de trazer debates e reflexões de grupos que pesquisam essa temática que nós avancemos na proposição da nossa política antirracista. Nessa oportunidade, serão apresentadas a minuta inicial dessa política, que foi organizada por uma comissão com representação de estudantes, professores e profissionais técnicos que debatem e que trabalham na pesquisa com a temática racial. Então, fica o convite aqui para a comunidade acadêmica aproveitar e estar conosco durante essa programação”, conclui a vice-reitora da UEMS.