Publicado em 04/12/2025 às 12:00, Atualizado em 04/12/2025 às 14:01

TJ/MS alerta população sobre boletos falsos de leilões judiciais

O TJ/MS reafirma seu compromisso com a transparência e orienta que qualquer suspeita de fraude seja imediatamente informada aos canais oficiais de atendimento.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, alerta a população sobre a ocorrência de golpes envolvendo falsificação de boletos relacionados aos leilões judiciais realizados pela instituição.

Criminosos têm se aproveitado da credibilidade dos leilões oficiais para aplicar fraudes contra arrematantes. O golpe consiste na emissão de boletos falsos que reproduzem, de forma ilegítima, layout, logomarca, informações do Tribunal e dados reais do processo ou do bem, porém com um código de barras alterado, direcionando o valor pago para a conta dos golpistas.

Esclarecemos que não há registro de invasão de sistema ou vazamento de dados. As ocorrências referem-se exclusivamente a falsificações. Toda a atenção é necessária, considerando que dados do leilão são públicos (valor arrematado, arrematante, etc). Os boletos do Tribunal de Justiça são únicos, gerados exclusivamente para cada lote do leilão e inclusive registrados no banco para pagamento por código de barras e PIX.

Além disso, a Corregedoria esclarece que o Tribunal não envia boletos por aplicativos de mensagens, redes sociais ou intermediários. O arrematante deve sempre acessar os documentos exclusivamente pelos canais oficiais, tais como o portal do Tribunal de Justiça, os sites dos leiloeiros credenciados e o próprio sistema em que o leilão foi realizado.

Os leiloeiros e leiloeiras credenciados pela Corregedoria-Geral de Justiça estão disponíveis no portal pelo endereço https://www.tjms.jus.br/corregedoria/auxiliares-justica.

Sobre os fatos, o Tribunal já comunicou as autoridades competentes para investigação e reforça que todas as medidas internas estão sendo adotadas para garantir a segurança e a integridade dos procedimentos oficiais.

O TJ/MS reafirma seu compromisso com a transparência e orienta que qualquer suspeita de fraude seja imediatamente informada aos canais oficiais de atendimento.