Buscar

18/02/2023 às 10:30, Atualizado em 17/02/2023 às 17:48

Sisu 2023: Em Nova Andradina, UEMS oferta 40 vagas em dois cursos

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Cb image default
Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Nova Andradina, oferta 40 vagas em duas graduações por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As oportunidades são no período noturno para os dois cursos: Licenciatura em Matemática (20 vagas) e o novo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (20 vagas).

As inscrições ocorrem de 16 a 24 de fevereiro pelo endereço eletrônico: https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

A UEMS ofertará pelo Sisu o total de 1.264 vagas em 64 cursos. Serão 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O Sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Cronograma:

- Período de Inscrições: 16 de fevereiro a 24 de fevereiro

- Resultado da Chamada Regular: 28 de fevereiro

- Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março

- Matrícula da Chamada Regular: 2 de março a 08 de março

- Convocação da Lista de Espera: a partir de 13 de março

Saiba mais em: http://www.uems.br/ingresso/sisu

Sobre os cursos

O curso Bacharelado em Sistemas de Informação aborda conceitos e técnicas da Tecnologia da Informação para a resolução de problemas em empresas. Por conta disso, além da sólida formação técnica em programação de computadores, o curso contempla conhecimentos oriundos da Administração de Empresas e da Economia, que o diferem do tradicional curso de Bacharelado em Ciências de Computação. Ao longo do curso, os estudantes aprendem as estruturas empresariais mais comuns, os sistemas de informação utilizados para melhoria e automação de processos organizacionais e as competências e habilidades de profissionais encarregados de gerenciar as informações geradas por estes sistemas. Os impactos sociais, políticos e ambientais das escolhas dos sistemas de informação também são abordados.

A Licenciatura em Matemática tem por principal objetivo formar professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio e preparar profissionais com capacidade de observação e reflexão de sua prática para atuarem de maneira crítica no contexto da escola. A principal atuação dos formandos é como professor de Matemática nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. Mas, atualmente, há diversos formandos trabalhando com Estatística, Informática e Computação, Matemática Financeira e Finanças, Atuária e Gerenciamento de Riscos, Comunicação, Biologia e Saúde, etc, em posições de destaques tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas, além da docência em ensino superior.

Sistemas de Ingresso

Para o Sisu 2023, em cumprimento ao disposto na Resolução CEPE-UEMS Nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será por meio dos sistemas de ingresso:

I - por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

II - por Reserva de Vagas, sendo:

a) 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros(pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

b) 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

c) 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;

d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O candidato deverá, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual deseja concorrer e certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das Leis: Lei nº 5.541, de 15 de julho de 2020; Lei nº 2.589, de 2002; Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; Lei nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003; ou da Resolução CEPE-UEMS nº 2.423, de 30 de agosto de 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.