Publicado em 30/08/2018 às 14:02, Atualizado em 30/08/2018 às 14:32
Comissão vai discutir as eleições para a escolha de diretores, diretores-adjuntos e colegiado escolar.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted-NA) indicou o 1° Tesoureiro, professor José Tavares, para compor a Comissão Central Eleitoral, que será a responsável pela elaboração das normas para a realização de eleições para a escolha de diretores, diretores-adjuntos e colegiado das unidades escolares da rede municipal de ensino.
As eleições atendem a legislação municipal, mais especificamente, ao artigo 19 da Lei 1.430/2018. Além disso, é um compromisso do governo municipal com a categoria. Para o presidente do sindicato, Edson Granato, a eleição é uma condição para se ampliar a democracia na escola e nos sistemas de ensino. “O regime democrático nos dá a oportunidade de votar para eleger nossos representantes. No âmbito escolar, a eleição aproxima a direção das necessidades e dos anseios da comunidade escolar que, ao mesmo tempo, sente-se mais participativa”, avalia o dirigente do Simted.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), as eleições para a escolha de diretores, diretores-adjuntos e colegiado escolar deverá ocorrer até o final deste ano. Os eleitos assumem os cargos a partir de 2019.
Servidor é cedido ao Simted para atender associados da rede municipal de ensino
Atendendo à solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted-NA), a Prefeitura cedeu um servidor com um cargo de 20 horas para atender aos associados da rede municipal de ensino, ou seja, pré-escolas (Centros de Educação Infantil (Ceinfs) e escolas de ensino fundamental (1° ao 9° anos).
Desde a segunda quinzena de agosto, o professor José Tavares, está atendendo na sede do Sindicato no período das 13h às 17 horas. Entre as suas atribuições, Tavares faz visitas às escolas, esclarece questões relativas aos direitos dos trabalhadores e, principalmente, sendo elo entre o Sindicato e os profissionais da educação (professores e administrativos) do município.
Edson Granato agradeceu ao governo municipal por ceder este servidor para prestar serviços aos associados. “A educação é a maior pasta da administração municipal, são mais de 800 servidores. A proposta é manter este profissional em contato direto com os demais trabalhadores para facilitar a comunicação, ajudando o sindicato a se informar sobre as demandas da rede municipal”, declara o presidente.