Publicado em 27/01/2026 às 15:00, Atualizado em 27/01/2026 às 15:03
Com uma banca examinadora de três servidores, as novas regras entraram em vigor na segunda-feira
Com uma banca examinadora de três servidores, as novas regras entraram em vigor nesta segunda-feira (26); avaliação será feita por meio de pontuação.
Os exames práticos para carros e motos no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) passaram a ter novas regras. A principal mudança é a retirada da baliza do pátio do Detran, transferindo a prática de estacionamento para as vias públicas. As alterações começaram a valer nesta segunda-feira (26).
A portaria que estabelece as mudanças foi publicada na terça-feira (20) no Diário Oficial. Confira ao longo da matéria todas as alterações.
Mudança no exame de moto - O obstáculo conhecido como “prancha”, usado para testar equilíbrio em baixa velocidade, não é mais considerado na avaliação prática de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de duas rodas. Os modelos de pista continuam os mesmos, mas sem esse item.
Mudança no exame de carro - Para veículos de quatro rodas, o exame prático continua sendo feito em vias públicas urbanas ou rurais, pavimentadas ou não. Com o percurso tendo a duração mínima de 10 minutos.
Durante a prova, o candidato deverá realizar: seis conversões à esquerda; seis conversões à direita; três estacionamentos laterais (o que substitui a baliza, feita anteriormente dentro do pátio); um trecho em linha reta de, no mínimo, 1.000 metros e dois retornos, incluindo canteiro central, quando houver.
Conforme a portaria, o candidato começa a prova com zero ponto. As infrações cometidas somam pontos conforme a gravidade: leve: peso 1; média: peso 2; grave: peso 4 e gravíssima: peso 6.
Será aprovado quem terminar a prova com até 10 pontos. Se esse limite for ultrapassado, o exame pode ser encerrado antes do tempo mínimo.
O resultado ficará disponível no Portal de Serviços do Detran-MS em até 24 horas após a prova.
Identificação e banca examinadora - No dia do exame, o candidato deve apresentar a Licença de Aprendizagem, física ou digital, além de um documento oficial com foto.
A banca será formada por três servidores do Detran-MS, sendo que pelo menos um deles deve ter habilitação na mesma categoria ou superior à pretendida.
CNH mais barata
A CNH ficou mais barata em Mato Grosso do Sul desde sexta-feira (23). O Detran-MS reduziu os valores dos exames médico e psicológico exigidos para quem vai tirar a primeira habilitação, renovar ou alterar.
Com a nova regra, os valores cobrados em Mato Grosso do Sul caíram quase pela metade, cerca de 46%. Com informações do g1.