Publicado em 11/01/2024 às 06:30, Atualizado em 10/01/2024 às 18:28

Seis capitais brasileiras aparecem no ranking das cidades mais promissoras do mundo

O levantamento é feito anualmente e mede o desempenho e o potencial que as cidades têm para atrair e reter investimentos.

Redação,
Cb image default
São Paulo ficou em primeiro lugar entre as cidades brasileiras. - Foto: wsfurlan/iStock

Uma pesquisa realizada pela consultoria global Kearney, sobre as cidades mais promissoras do mundo em 2023, apresentou seis cidades brasileiras, todas capitais, no ranking. O levantamento é feito anualmente e mede o desempenho e o potencial que as cidades têm para atrair e reter investimentos. Na pesquisa feita em 2023, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador, aparecem na lista.

De acordo com a Kearney, a pesquisa focou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais. Outro ponto observado foi com relação aos desenvolvimentos que influenciam as trajetórias das cidades, destacando, por exemplo, o trabalho remoto e ao uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial.

São Paulo ocupa a primeira posição no ranking entre as brasileiras, ficando com a 46ª posição, em seguida aparece o Rio de Janeiro em 76º, Belo Horizonte em 111º, Porto Alegre em 115º, Salvador 124º e Recife fechando a lista em 131º. Todas as capitais também apareceram na divulgação de anos anteriores.

São Francisco, nos Estados Unidos, ocupou o primeiro lugar no ranking, seguido por Copenhagen, na Dinamarca, e Londres, na Inglaterra – que, devido ao Brexit, caiu para a terceira colocação depois de quatro anos consecutivos ocupando a liderança da lista. Luxemburgo, em Luxemburgo, Paris, na França, e Dublin, na Irlanda, também aparecem na lista.