Buscar

20/06/2024 às 10:04, Atualizado em 19/06/2024 às 20:30

Sebrae contribui para profissionalização do ecoturismo no Vale do Ivinhema

Curso de competências de condutor em Ecoturismo e Turismo de Aventura é realizado na região visando formação de profissionais para que o segmento cresça com segurança e qualidade

Cb image default
Divulgação

O Sebrae/MS realiza o curso Competências Mínimas de Condutor (CMC) de Ecoturismo e de Turismo de Aventura, de 17 a 20 de junho, com programação intensa de atividades teóricas e práticas, no Portal Jateí do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, totalizando uma carga horária de 40 horas. Ao final, os participantes terão condições de conduzir atividades interpretativas no ambiente natural e do patrimônio ambiental, histórico-cultural e tradicional, podendo atuar em unidades de conservação e parques.

Para proporcionar habilidades técnicas e comportamentais na prestação de serviço dos futuros condutores e também como ferramenta preparatória para as avaliações de conformidade de Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura (ABNT NBR ISO 21101) e de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABNT NBR ISO 21102), a iniciativa é gratuita e promovida por meio da parceria do Sebrae/MS com a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas, a Prefeitura Municipal de Jateí, a Prefeitura Municipal de Taquarussu, o Programa Cerrado Circular e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri).

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Hitalo Silva Cunha, o ecoturismo e turismo de aventura são algumas das grandes vocações da região do Vale do Ivinhema. “O Sebrae acredita que é necessário investir em ações para desenvolvimento desses segmentos, não só dando destaque para as potencialidades do território, mas também com foco em seu desenvolvimento, na melhora da economia e na consequente qualidade de vida na região. Para isso é preciso iniciar esse trabalho de base, que é o investimento em qualificação dos potenciais agentes que serão os grandes atores desse processo”, explicou o analista.

Como eixo transversal a todos os setores da economia, o turismo beneficia várias cadeias produtivas e é um dos grandes indutores do desenvolvimento econômico local, por atrair recursos de fora, seja no investimento, no desenvolvimento de novos negócios na região, seja no gasto de recursos dentro do território, que acabam por promover desenvolvimento e gerar renda.

“Nossa região é composta principalmente de Mata Atlântica, destacando-se como o único ponto no Mato Grosso do Sul com esse bioma, e eu penso que desenvolver ações ligadas ao fortalecimento do ecoturismo nessa área faz todo o sentido. Aqui o forte é o esporte, o turismo de aventura feito em estradas rurais e unidades de conservação, dessa forma, a partir do momento em que você tem um curso de capacitação para as pessoas conduzirem de forma segura, é um ganho muito grande para o Vale do Ivinhema e uma capacitação importante para desenvolver as atividades em alto nível”, considera o biólogo e diretor técnico da Instância de Governança Regional Vale das Águas, José Lucas Romero Benito.

“É muito importante sempre estar preparado e capacitado para atender bem os visitantes e turistas, além de trabalhar com segurança e buscar melhorias nos passeios. Esperamos ter um impacto positivo com a experiência da capacitação para alavancar o turismo e levar o turismo local para o cenário nacional”, afirmou o diretor superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ivinhema, Divaldir Fialho.

“É um segmento em crescimento com grande potencial na nossa região. Com os conhecimentos do curso, com certeza poderei ajudar muito mais dentro da IGR da qual faço parte, além de poder contribuir com o Araras Bike Clube e outros clubes de ciclismo da cidade. Pelo Araras Bike Clube, por exemplo, já realizamos provas de ciclismo que podem ser consideradas como turismo de aventura e queremos aprimorar ainda mais nossos eventos”, contou Márcia Aparecida da Silva, professora e representante do Araras Bike Clube de Nova Andradina.

Como o conteúdo aplicado permite a atuação em parques nacionais, estaduais e municipais, Antonio Estevão de Souza veio do Paraná para fazer a formação. Sua família é proprietária da Pousada Sol Nascente, localizada na cidade de Querência do Norte (PR) e trabalha com hospedagem, alimentação e pesca no Rio Paraná. “Minha expectativa é de abrir novas ideias e segmentos turísticos na nossa região. A cada dia temos novos clientes com exigências maiores e precisamos conhecer mais para melhor atender e suprir as expectativas dos clientes”, disse Antonio.

São 15 inscritos que estão adquirindo competências técnicas e comportamentais e apresentar no mercado a bagagem de conhecimento do treinamento como um diferencial de atualização, maior qualificação profissional e segurança para a prestação de serviço nas atividades de ecoturismo e de turismo de aventura.

O curso também contribui para disseminar boas práticas, estimular o interesse dos participantes na aplicação dos requisitos exigidos pelas normas do segmento e preparar o grupo para buscar as futuras certificações da área. Essas condições ajudarão a desenvolver alternativas econômicas na atuação como condutores de ecoturismo e turismo de aventura devidamente formados, fomentando a geração de renda para a região.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, acesse o portal ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Fonte - Assessoria do Sebrae

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.