Publicado em 22/04/2024 às 11:04, Atualizado em 22/04/2024 às 10:28

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade

A programação da Abertura de Safra também inclui a questão da sustentabilidade, com a apresentação de um dos principais programas desenvolvidos pela Canaoeste, o SEMEIA

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução Embrapa

Queda na moagem; preços em alta; impactos climáticos, com chuvas abaixo da média. Esses são alguns dos aspectos da safra 2024/25, que, definitivamente, entra em campo, e que estarão na pauta do evento de Abertura de Safra, promovido pela Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), no próximo dia 26 de abril.

“Com aproximadamente 2.050 produtores de cana associados, a Canaoeste entrega em torno de 8 milhões de toneladas de cana às unidades industriais. No geral, são 100 mil hectares e cerca de 3.500 propriedades, indo de Severínia até Descalvado”, informa Almir Torcato, gestor executivo da Associação, dimensionando a representatividade da associação.

O evento traz a participação do diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, mais conhecido como Caio Carvalho. Em sua palestra, além da perspectiva da safra 2024/25, Caio irá trazer uma análise dos principais cenários econômicos, políticos e agronômicos que influenciarão direta e indiretamente a produtividade da cana-de-açúcar.

Caio abordará programas como o RenovaBio, Combustível do Futuro e o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) e suas influências no setor.

"Após uma safra recorde, como a encerrada em março, a análise de como se desenrolará a safra 2024/25 e quais serão os principais aspectos refletidos no bolso do produtor serão apresentados por Caio Carvalho", informa Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste.

A programação da Abertura de Safra também inclui a questão da sustentabilidade, com a apresentação de um dos principais programas desenvolvidos pela Canaoeste, o SEMEIA. Embasado em pilares de sustentabilidade econômica, ambiental, eficiência e inteligência agronômica, o programa tem permitido aos associados obterem importantes certificações, como a Bonsucro.

“Nós vamos reconhecer o trabalho do time de produtores que passaram pelo processo de certificação. O benefício abrange 12 produtores associados da Canaoste, atingindo cerca de 17 mil hectares”, comenta Torcato, informando que, no evento, a Cocred lançará um produto especial, com uma linha específica para produtores certificados.

SERVIÇO

Lançamento de Abertura da Safra 2024/25

Quando: 26 de abril, às 07h30 (Horário de MS)

Onde: Auditório Fernandes dos Reis – Rua Dr. Pio Dufles, 532, Centro – Sertãozinho-SP

Quem pode participar: produtores de cana-de-açúcar e interessados no setor canavieiro