Publicado em 09/12/2022 às 16:30, Atualizado em 09/12/2022 às 18:14

Renato Câmara concede honraria José Francisco de Lima à engenheiros do MS

A medalha e diploma levam o nome do engenheiro José Francisco de Lima, falecido em 2021, aos 69 anos, em decorrência da Covid-19

Redação,
Cb image default
Solenidade reconheceu 43 profissionais, representando os 43 anos do CREA-MS / Foto: Wagner Guimarães / ALEMS

Uma noite de emoção e reconhecimento marcou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (9), com a sessão solene de entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Engenheiro José Francisco de Lima. A honraria, instituída pela resolução de autoria do deputado estadual Renato Câmara, celebra o Dia do Engenheiro (11/12) e reconhece o trabalho de profissionais que contribuíram com o fortalecimento das engenharias e com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

 A medalha e diploma levam o nome do engenheiro José Francisco de Lima, falecido em 2021, aos 69 anos, em decorrência da Covid-19. Ele era professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e foi referência na engenharia do Estado, considerado o “Mestre das Pontes”, ele também foi presidente do CREA-MS (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia). Karina Medeiros de Lima, filha do engenheiro, fala sobre a importância da resolução.

 “Para nós, familiares do falecido engenheiro José Francisco de Lima, é uma alegria muito grande ver seu trabalho reconhecido. Eu, como filha, só tenho a agradecer à Assembleia Legislativa e ao deputado Renato Câmara, por ter olhado com carinho para todo o trabalho que meu pai realizou em vida, seja como engenheiro e também como professor universitário do curso de Engenharia da UFMS, e também como presidente do CREA-MS. Com esta homenagem, seu trabalho jamais será esquecido e seu legado ficará eternizado nesta medalha, a todos os que o conheceram e também para as novas gerações de profissionais.

Engenheiro agrônomo, o deputado Renato Câmara afirma que a honraria é uma forma de agradecimento à contribuição dos engenheiros de todos os segmentos, para o desenvolvimento do Estado.

 “Reconhecer as engenharias é reconhecer o trabalho e esforço que essa categoria tem feito para o desenvolvimento do nosso Estado e para melhorar a vida da população sul-mato-grossense. Mato Grosso do Sul, através de todos os engenheiros e engenheiras, tem conseguido ocupar um posto de destaque no desenvolvimento do nosso país”, ressaltou o deputado.

 “Somamos quase 1 milhão de profissionais no Brasil, entre mais de 300 engenharias. Mais do que uma motivação, esse evento mostra à sociedade a importância desses profissionais. Em Mato Grosso do Sul somos quase 12 mil engenheiros (...) Certa vez Zé Francisco disse que o engenheiro espera que a profissão volte a ser valorizada e respeitada, pois cabe a ela o progresso de uma nação. Esse é o nosso desafio”, afirmou a presidente do CREA-MS, engenheira agrimensora Vânia Mello.

 Além de idealizador do evento, Renato Câmara também foi homenageado de surpresa e recebeu do CREA a medalha e diploma engenheiro José Francisco de Lima. Ao todo, 43 profissionais foram homenageados, simbolizando os 43 anos do CREA. Por indicação do deputado Renato Câmara: Vander Henrique Nunes Dosso, Sueli Santos Teixeira, Marcelo Vinhaes Monteiro, Renato Marcilio da Silva, Aguiar Lopes Pael Junior, Juliano de Andrade Pizzatto, Lucas Centenaro Foroni, Werner Semmelroth e Leandro Marciano Marra.

 Indicados pelos demais deputados da Casa de Leis: Rodrigo Otávio Costa Machado, Téo Martins Costa, Odir Garcia de Freitas, Celso Antônio Salmazo, Mauro Azambuja Rondon Flores, Domingos Sahib Neto, Vinícius Alves Martins, Mario Sergio Caseiro do Canto, Tatiane Machado Barbosa, Madson Ramão e Evandro Adelino Lucena.

 Por proposição do CREA-MS: Andréa Teresa Riccio Barbosa, André Nogueira Borges, Carlos Clementino Moreira Filho, Celso de Souza Martins, Egídio Vilani Comin, Elizabeth Sumiko Anami, Elizeu José Scariot, Germison Vital Tomquelski, Halberth Dutra de Oliveira, Luiz Anísio Bortoluzzi, Maria da Glória Vieira Lorenzzetti, Mariana Amaral do Amaral, Mário Maurício Vasquez Beltrão, Paula Pinheiro Padovese Peixoto, Ricardo Schettini Figueiredo, Ronaldo José Severino de Lima, Sandra Regina Bertocini, Tânia Mofreita Bruno Szochalewicz Ribeiro Dantas, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, Themis de Oliveira, Valter Almeidada Silva e ainda o próprio deputado proponente do evento, Renato Pieretti Câmara.