Publicado em 01/01/2022 às 17:00, Atualizado em 01/01/2022 às 16:16
Autorização leva em conta o período chuvoso e a alteração das condições climáticas favoráveis ao uso do fogo
Com o início do período de chuvas, as queimas controladas no Pantanal, que estavam suspensas desde o dia 30 de junho de 2021, voltaram a ser permitidas.
Portaria que proibia as queimadas tinha vigência até o dia 31 de dezembro e, na última quarta-feira (29), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), publicou nova portaria revogando os efeitos da anterior.
De acordo com a portaria, fica restabelecido os efeitos das autorizações ambientais para as queimas controladas.
Também foram restabelecidas as análises, tramitações de processos e emissão de respectivas novas autorizações.
Para a decisão, o Imasul levou em consideração informativos metereológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e informativo de monitoramento de incêndios florestais no Estado, que apontam que não há mais grandes focos.
Também foi levado em conta o período chuvoso e a alteração das condições climáticas favoráveis ao uso do fogo no Estado.
Suspensão da queima
A suspensão estava em vigência para propriedades localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal e a sapecagem (queima rápida) vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados, para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal.
Pelo período de seis meses, também ficou suspensa a emissão de novas permissões para queimas autorizadas na região.
Nas demais áreas, o uso do fogo estava permitido, desde que previamente autorizado pelo Imasul.
A suspensão não se aplicou às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.
Com informações do Correio do Estado