Publicado em 17/05/2022 às 09:33, Atualizado em 16/05/2022 às 20:37
Servidores alegam que estão sem reajuste há cinco anos e pedem 19,99% de aumento
A ADUFMS (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza na quarta-feira (18) assembleia geral para decidir se haverá greve entre os professores da instituição.
Segundo a associação, os servidores estão sem reajuste salarial há cinco anos e pedem 19,99% de aumento que faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais).
No dia 28 de abril deste ano, houve paralisação com aulas públicas para explicar à comunidade acadêmica os motivos das reivindicações, em todas as unidades da UFMS.
Pedido de negociação foi protocolado pelo Fonasefe no Ministério da Economia em 28 de janeiro, no entanto, não houve resposta. Outro ofício chegou a ser enviado no dia 8 de fevereiro. O documento também não foi respondido, de acordo com a associação
Com isso, entidades filiadas ao Fórum – incluindo a ADUFMS – deflagraram, no dia 23 de março, um indicativo de greve, ou seja, o anúncio de que a paralisação geral pode ocorrer a qualquer momento.
Sem correção salarial desde 2017, o reajuste exigido pelos servidores é referente às perdas salariais ocorridas desde janeiro de 2019.
Com informações do Campograndenews