Publicado em 04/11/2022 às 16:11, Atualizado em 04/11/2022 às 18:07

Professor do Instituto Federal de MS ataca nordestinos durante aula, em Nova Andradina

Em nota, a instituição informou que o professor fez declarações de apologia à ditadura militar, incitação ao uso de armas, desrespeito ao resultado das eleições e preconceito à população nordestina.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Uma gravação de áudio mostra um professor, de 46 anos, do curso técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Nova Andradina  - fazendo ataques à população nordestina e questionando o resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

Na gravação, o professor faz declarações pejorativas aos nordestinos após o resultado das eleições em que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), atacando a região onde o candidato petista teve mais votos.

As declarações foram gravadas durante uma aula com alunos, de 15 a 17 anos, que levaram o áudio aos diretores da unidade. Na gravação obtida pela reportagem do G1 MS, o professor declarou que: “o país vai para o brejo se continuar assim”.

O professor ainda declarou que sempre batalhou pelo Brasil. “Se é pra cada um pensar no seu umbigo, vou pensar apenas no meu. Estamos em um país que não tem mais garantia de nada e teoricamente não tem mais lei”.

O que diz o IFMS?

Em nota, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) informou que a Direção-Geral do Campus Nova Andradina tomou conhecimento de que um professor fez declarações de apologia à ditadura militar, incitação ao uso de armas, desrespeito ao resultado das eleições e preconceito à população nordestina.

A instituição reforça que não compactua com discursos antidemocráticos, preconceituosos e de ódio. Ao tomar conhecimento do fato, o IFMS esclarece que:

A Direção-Geral do Campus Nova Andradina já iniciou os trâmites para que a instituição apure a conduta do professor por meio da Comissão de Ética e do Núcleo de Apoio à Correição (Nurei).

A instituição de ensino, que tem como valores a ética, a transparência e o compromisso social, preza pela liberdade de opinião, mas não compactua com discursos antidemocráticos, preconceituosos e de ódio.

Por fim, o IFMS reforça sua missão, que é a de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, formando profissional humanista e inovador, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social local, regional e nacional.