Publicado em 15/01/2022 às 15:30, Atualizado em 15/01/2022 às 12:16

Prefeitura de Nova Andradina busca nova parceria com fecularia para salvar rebanhos da agricultura familiar

Fecularia Yama irá disponibilizar massa de mandioca para tratar os animais que estão passado fome. Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado será a responsável pelo transporte dos suplementos até os lotes.

Redação,

Para socorrer os pequenos rebanhos atingidos pela forte estiagem, o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado (Semdi), Hernandes Ortiz, esteve na manhã de quinta-feira (13) em reunião com a diretoria da Fecularia Yama, para alinhar uma parceria importante em benefício dos agricultores familiares de Nova Andradina.

O acordo estabelecido entre o governo municipal com o diretor geral da empresa, Maurício Yamakawa, prevê a destinação de um grande volume de massa de mandioca para tratar os animais que estão passando fome nos assentamentos de Nova Andradina e Nova Casa Verde. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, fica responsável pelo transporte dos suplementos até os lotes atendidos.

Esta é a segunda parceria firmada com empresas particulares da região com o propósito de socorrer os pequenos rebanhos, mantendo os animais vivos e saudáveis.

De acordo com Ortiz, a estiagem foi muito prolongada do ano passado pra cá, as chuvas estão escassas e muitos assentados estão perdendo gado por falta de alimento.

“A massa de mandioca é um subproduto da fecularia, que serve de ração para o rebanho bovino. Então, a Prefeitura se prontificou a retirar e transportar essa massa da empresa até os assentamentos, para socorrer o rebanho que ainda sofre com a estiagem. A reunião serviu para alinhar essa estratégia e atender um maior número possível de agricultores familiares”, declarou o gestor.

Os interessados devem procurar a Semdi, localizada no Paço Municipal, e fazer o seu cadastro. O produtor recolhe uma taxa para o transporte e pode receber o suplemento no seu lote.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado é responsável pela auditoria em pequenas propriedades rurais para obtenção de certificação ou habilitação para a venda de mandioca orgânica à Fecularia Yamakawa.

Na data de ontem (13), o secretário Hernandes fez a entrega de uma declaração de 3 áreas de pastagem que passaram por auditoria recentemente e comprovaram estar livres de produtos químicos agrotóxicos nos últimos dois anos sendo, portanto, certificadas para o plantio/ produção de mandioca orgânica que será destinada à empresa.