Publicado em 14/07/2018 às 15:00, Atualizado em 14/07/2018 às 14:45

Prefeitura de Nova Andradina apoia criação de Associação de Feirantes

A assembleia de criação desta associação deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de julho.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claúdio

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico está auxiliando os feirantes, que todos os finais de semana comercializam produtos na Avenida José Heitor de Camargo, a criarem uma associação.

O objetivo é promover a união dos trabalhadores e a formalização da atividade, incentivar a comercialização de produtos de qualidade, além de estimular a troca de experiências entre os participantes e buscar soluções para problemas em comum.

Na tarde desta quinta-feira (12), a Semdi reuniu cerca de 50 feirantes para discutir a criação desta associação. A pedido do secretário, Hernandes Ortiz, a reunião foi conduzida pela consultora do SEBRAE/MS, Idete Mendes, que destacou as vantagens e benefícios dessa iniciativa.

“É um anseio do grupo, que há anos trabalha na informalidade. Falamos sobre as vantagens de trabalharem dentro da legalidade, constituindo uma associação, em que estarão representados e unidos. A questão é trabalhar com planejamento, com organização, para que tenham um crescimento tanto como pessoa física, quanto pessoa jurídica (a Associação). O município e os consumidores também ganham”, esclarece a consultora.

Quem aprovou a iniciativa foi o feirante Hercules Emiliano Caos. Ele produz e comercializa verduras e diz que a associação vai fortalecer a Feira. “A iniciativa é muito boa por parte da Prefeitura, trazer-nos até aqui para fazer essa consultoria com o Sebrae e saber sobre as formas de associativismo, pois a partir do momento em que as barracas estiverem adequadas, organizadas, vamos conseguir comprar produtos a preços mais acessíveis, atrair mais clientes e movimentar mais o nosso negócio”, comenta.

E completa: “De forma organizada, também temos a possibilidade de pleitear recursos do governo municipal, estadual e federal. Enfim, vamos trabalhar para que a feira cresça, pois ela não é da Prefeitura e sim dos feirantes. Nós somos os maiores beneficiados”, completa o produtor.

Com a aprovação da proposta do governo municipal foi definida a data da realização de uma a assembleia para criação efetiva desta associação. Uma comissão foi formada para levar a frente a documentação, fazer a divulgação da convocação dos interessados, entre outras providências necessárias.

A assembleia deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de julho.

“A preocupação do governo é dar condições para os feirantes crescerem, de maneira organizada, observando a higiene e a limpeza do local, a qualidade dos produtos e do atendimento oferecidos aos consumidores. Com espírito coletivo, todos desejam melhorar, crescer no ramo, ter voz e representação, exercendo a cidadania, tudo isso é um avanço imensurável e tem o nosso apoio”, encerrou o secretário Hernandes Ortiz.