Publicado em 04/11/2022 às 10:30, Atualizado em 04/11/2022 às 11:16
O médico teria dito que não atenderia pacientes petistas
O médico Ygor José Saraiva, diretor clínico do Hospital Regional de Nova Andradina, foi flagrado em áudios que vazaram nesta quinta-feira, (3) afirmando que não atenderia pacientes petistas. Os áudios são do dia anterior a votação do segundo turno das eleições e a autoria confirmada pelo advogado do médico, segundo postou o Portal UOL.
Em contato com a defesa do médico, Lécio Gazinha disse que o médico teria feito o comentário em tom de brincadeira, "Ele estava conversando com o irmão e fez em tom de brincadeira, mas já está preparando uma retratação".
Em um dos áudios, o médico diz que quem "votar em bandido tem de tomar no c*, porque o Lula é bandido e quem vota em bandido, bandido é". Já em outro trecho o médico diz que "votar no Lula e chegar lá no hospital vai morrer por que eu não vou ajudar", fala o médico.
Assim como o Nova Noticias, o UOL entrou em contato com o diretor do hospital, Norberto Fabri, que afirmou ter recebido a denúncia no início da tarde de ontem, após o vereador Josenildo Ceará (PT), ter procurado a direção e protocolado um pedindo providencias, "Enviamos para o nosso jurídico, e assim, que tivermos uma resposta iremos tomar as atitudes necessárias", falou.
O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina) em resposta afirmou que ainda não recebeu a denúncia formalmente, mas assim que recebida abrirá uma sindicância para apuração dos fatos.
Pedido do MPE
O Ministério Público Estadual, através do Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça, abriu Inquérito Civil para apurar, ato de improbidade administrativa contra o diretor clínico do Hospital Regional de Nova Andradina, Dr. Ygor José Saraiva Carvalho Silva, após a repercussão do áudio atribuído a médico.
Como já noticiado pelo Nova Noticias, ainda na data de ontem, dia 03-11, o vereador Josenildo Ceará, do PT, procurou a direção do Hospital Regional, onde protocolou um oficio solicitando providencias (ver detalhes no link abaixo).
Ainda nesta quinta-feira, o PT (Partido dos Trabalhadores), também divulgou uma nota de repúdio (veja a integra abaixo).
Em Nova Andradina, Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República. Ele recebeu 14.648 votos, o equivalente a 58,57% do total da cidade.
Já Lula (PT) foi a escolha de 41,43% dos eleitores e recebeu 10.360 votos. Esses eleitores entraram em pânico depois das animosidades do médico.
NOTA DE REPÚDIO
O Partido dos Trabalhadores de Nova Andradina repudia veementemente ao Médico Ygor José Saraiva, que exerce atividades profissionais no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, Município de Nova Andradina-MS. Os áudios supostamente ditos pelo então médico, chegam a doer na alma de todo ser humano, pois, imagina-se, ser papel de um profissional da medicina salvar vidas, independente de cor, classe, raça, etnia, orientação sexual ou mesmo de partido político.
Temos visto, nestes tempos eleitorais a mais triste mácula política dos seres humanos, é perceptível que o ódio tomou conta da população brasileira, de forma muito especial ao tratarmos das questões eleitorais, deixando muito claramente a percepção de que as pessoas foram divididas por pleitos político partidários. É preciso também lembrar que o médico Ygor José Saraiva, nos dias que antecederam a eleição de segundo turno, passou por um ato (bandeiraço) no semáforo central de Nova Andradina, mais precisamente, em frente à Loja Daron, destilando gritos contra os apoiadores do então candidato Luís Inácio Lula da Silva, de dentro de seu veículo demonstrou suas atitudes nervosas que foram enriquecidas de desamor no áudio apresentado pelo site de notícias e entretenimento Nova Fogo.
O que está em jogo nesse momento, já não mais são os lados políticos, mas, a integridade de possíveis pacientes do médico, haja vista que suas palavras odiosas deixam transparecer o risco de um atendimento possivelmente danoso a vida de outrem, somente, pelo fato da pessoa, ser humano, ter lado político distinto e diferente daquilo que o médico Ygor Saraiva tem.
O Partido dos Trabalhadores no Município de Nova Andradina, aproveita o momento para repudiar os atos e as falas/áudios do médico, ainda que o mesmo depois venha dizer que foi uma brincadeira entre amigos, ou mesmo, como já se pronunciou, que sempre atende ás pessoas da mesma forma, contudo, ressalta-se que esse tipo de fala jamais deve vir de um médico, houve um juramento no dia de sua colação de grau, que faz colocar todas as vidas acima de qualquer circunstância, seja religiosa, política, esportiva, ou mesmo qualquer circunstância que esteja em jogo a vida de outro ser humano.
O Partido dos Trabalhadores torna a declarar que repudia Grandemente as falas e os atos raivosos, odiosos e nervosos do médico, pedindo que acima de tudo, possamos todos nesse momento pensarmos na democracia, no respeito para com o outro, pensando sobretudo na dignidade humana, que é o ato mais nobre a carregarmos, lembramos que, “ainda que tivermos todos os títulos, toda a sabedoria, toda a riqueza, sem o Ágape, nada adianta, pois, somente o ágape entre os seres humanos, pode nos trazer a graça do bem viver a vida”. O Partido dos Trabalhadores, pede “Paz”. Tão somente a Paz.