Publicado em 22/01/2026 às 13:04, Atualizado em 22/01/2026 às 15:06
Última fase do concurso para escrivão e investigador de polícia começa no dia 27
A PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) convocou os aprovados no último concurso público para iniciarem o curso de formação. Os selecionados devem comparecer pontualmente às 7h30, no dia 27 de janeiro, à aula inaugural, que acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. São 134 candidatos para o cargo de escrivão de polícia judiciária e outros 337 para o cargo de investigador de polícia judiciária.
A presença na aula inaugural é obrigatória e os aprovados devem se apresentar trajados de camisa branca, calça jeans escura e tênis preto. O curso de formação policial terá carga horária mínima de 600 horas/aula e será realizado pela Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul). A lista dos aprovados pode ser acessada no Diário Oficial de MS.
Essa é a última fase do concurso, na qual os candidatos recebem treinamento para as funções que serão desempenhadas e também possui caráter eliminatório e classificatório. As aulas podem ocorrer em diferentes turnos, até mesmo à noite e aos sábados e domingos e incluem disciplinas teóricas e práticas.
Durante a formação, os candidatos recebem uma ajuda de custo para transporte, alimentação e demais despesas necessárias. Em caso de desistência, os valores deverão ser ressarcidos ao Estado.
O curso de formação tem previsão de término para 15 de maio. Os candidatos que se saírem melhor nessa etapa terão preferência na escolha da cidade e unidade da PCMS em que irão trabalhar. A publicação da classificação final do certame está prevista para 25 de maio e só então os aprovados começarão a tomar posse.
A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de trabalho em escalas, inclusive em finais de semana e feriados. Entre os requisitos para investidura no cargo estão: ter nacionalidade brasileira, idade entre 21 e 45 anos, possuir diploma de ensino superior em qualquer área, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, além de portar CNH de, no mínimo, categoria B.