Novo plantão para regularizar os títulos dos eleitores de Mato Grosso do Sul inicia nesta segunda-feira (20). A ação acontecerá das 8h às 18h nos cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral do Estado. O mutirão tem como objetivo facilitar o acesso dos eleitores e funcionará até sexta-feira (24).
Conforme o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), será possível regularizar o título, fazer o cadastro biométrico, atualizar os dados, e fazer transferência de local de votação. Servidores também estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral.
Em setembro deste ano, o tribunal alertou que 280.736 eleitores ainda não haviam feito o cadastramento biométrico. A quantidade representa 14,32% do eleitorado do Estado.
A biometria garante mais segurança na identificação do eleitor na hora do voto, e possibilita a obtenção do "selo ouro" na conta Gov.br.
No primeiro plantão para regularização, que ocorreu no início deste mês, foi observada a baixa procura dos eleitores, em Nova Andradina, segundo apurou o Nova Noticias junto ao Cartório Eleitoral.
O Portal apurou que 1.856 eleitores tiveram o titulo eleitoral cancelado por ausência nas três últimas eleições em Nova Andradina. No levantamento apurado pela reportagem, 21.952 eleitores estavam com biometria em Nova Andradina (63,56%) e 12.586, ou seja (36,44%), sem a biometria.
A justiça eleitoral pretende ter 100% dos eleitores com biometria no próximo pleito. A 5ª Zona Eleitoral, fica em Nova Andradina, na Rua Walter Hubacher, 1.220, centro da cidade. Além dos eleitores de Nova Andradina, o Cartório atende também eleitores de Batayporã e Taquarussu.
As eleições gerais de 2026 está marcada para 4 de outubro (1º turno) e 25 de outubro (2º turno).
Além do atendimento presencial, é possível realizar parte dos serviços de forma digital pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Com informações do TRE.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.