Considerado uma das maiores competições off-road do mundo, o Rally dos Sertões voltará a Mato Grosso do Sul em 2022, com apoio do Governo do Estado. O evento traz a oportunidade para aquelas pessoas que sempre quiseram vivenciar a experiência do Rally dos Sertões, sem precisar de uma equipe profissional.
Campo Grande e Costa Rica são as duas cidades que estão previstas no traçado do rally. A largada será em Foz do Iguaçu e a prova termina no litoral do Pará. Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e 30 anos da prova, os competidores do Sertões vão passar por todas as regiões brasileiras.
A categoria Expedição Aventura do Rally dos Sertões foi idealizada para proporcionar a experiência de estar dentro do Rally dos Sertões para quem não está competindo na categoria velocidade. O coordenador da categoria Aventura, Renato Perotti, explica que o objetivo é levar o expectador para dentro do rally. “A pessoa vai vivenciar tudo que o piloto está vivendo. Vai passar pelos mesmos trajetos. Vai ter acesso a todos os locais que os pilotem têm. Vai participar da largada oficial. Vai ter o carro todo adesivado como os carros da competição”, explica.
O Rally dos Sertões parte no dia 26 de agosto de Foz do Iguaçu, seguindo rumo a Umuarana/PR, Presidente Prudente/SP, chegando por Mato Grosso do Sul através de Bataguassu. Em Mato Grosso do Sul acontecem a 3ª e 4ª etapas. As equipes chegam em Campo Grande no dia 29 de agosto e no dia 30 seguem para Costa Rica e então seguem para o Estado vizinho no dia 31.
Participando pelo terceiro ano consecutivo no modo Aventura do rally, a equipe Pantaneiros é o única participante sul-mato-grossense do evento. A equipe Pantaneiros está com doze veículos inscritos, totalizando 24 pessoas, para participar da edição desse ano. O representante da equipe Nuan Fontoura, explica que a iniciativa nasceu em 2019, quando Campo Grande foi escolhida para recepcionar a largada do Rally dos Sertões. “Tinhamos o sonho de participar do rally. Aproveitamos e montamos um projeto de recepção dentro da Vila Sertões. Fazendo jus ao nome Pantaneiros, mostramos que sabemos ser acolhedores”, disse.
Para a edição deste ano, Nuan Fontoura conta que vão partir em caravana no dia 24 de agosto, rumo a Foz do Iguaçu para participar da largada do evento em 26 de agosto. “Sabemos que muita gente que gosta, mas não tem o tempo para participar da prova inteira. Convencemos a organização do evento, a criar uma categoria dentro da categoria, acabando em Campo Grande”, disse.
A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 26 de agosto a 10 de setembro. Esta edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio do mundo. Serão 7.216 kms, 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA, e 14 cidades. Tradicionalmente o Sertões tem 8 dias, mas a edição de 30 anos terá o dobro de dias para cruzar o país.
Para participar do modo aventura do rally dos Sertões é necessário ter um veículo 4x4. Os interessados em participar do modo aventura do rally dos Sertões 2022 podem se inscrever pelo email [email protected] ou pelo telefone 11 91099-2513.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.