Publicado em 27/11/2023 às 16:03, Atualizado em 27/11/2023 às 14:21
Iniciativa reafirma a importância da mobilização na luta contínua contra a violência de gênero
A mobilização em torno da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" foi aberta em Nova Andradina com uma palestra na última sexta-feira (24), direcionada a adolescentes do Centro da Juventude “Olívio Paro Dan”.
De forma dinâmica foram abordados diversos temas, incluindo os avanços enquanto Política Pública para Mulheres, casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, todos os tipos de violência contra a mulher e a delicada questão do estupro de vulnerável.
Durante 16 dias serão realizadas uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.
A mobilização é realizada anualmente pelo Governo Municipal, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, para reforçar o compromisso contínuo na luta contra a violência de gênero. A programação irá contar com rodas de conversa, blitz educativa, palestras com especialistas, abordando temas como o enfrentamento da violência contra a mulher, legislação, prevenção e tratamento de doenças, entre outros.
Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado Cavalcante, a campanha serve para conscientizar a sociedade sobre as formas de violência de gênero e como combatê-las. “A informação é o primeiro passo para acabar com a violência. Por meio das ações que a Coordenadoria irá realizar nesses 16 dias, esperamos dar ao público ferramentas para que identifiquem situações de agressão, conheçam os seus direitos e se protejam”, explicou.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Arlethe Matos, acrescenta que a violência contra a mulher é uma questão que deve ser lembrada e combatida todos os dias. “O enfrentamento deve ser diário e nós da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher estamos permanentemente com nossos serviços disponibilizados para esse atendimento”, ressaltou.
Sobre a campanha - A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, organizada em parceria com organismos públicos e privados. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.
Mundialmente, a Campanha é iniciada em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
No Brasil, os 16 Dias de Ativismo têm início a partir de 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra. A inclusão desta data considera a história da cultura negra no Brasil e, sobretudo, a tripla discriminação sofrida pela mulher negra, resultado da opressão de gênero, etnia e classe social.