O mês de outubro, que começa na próxima quarta-feira (1º), deve registrar chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, faixa que abrange cidades como Campo Grande e Três Lagoas. Apesar disso, a previsão aponta que as temperaturas ficarão mais altas que o normal em todo o Estado.
O prognóstico mensal do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), publicado na sexta-feira (26), indica que os 31 dias do antepenúltimo mês do ano marcarão o retorno gradual das chuvas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que as precipitações ajudem a reabastecer rios que estão com nível abaixo da média.
Tradicionalmente, outubro é o mês mais quente do ano no Estado, e as médias devem ultrapassar os 28°C no Pantanal, região oeste de Mato Grosso do Sul. Nesse cenário, o Inmet alerta para a necessidade de reforço nas ações de prevenção aos incêndios florestais.
Cenário nacional
No panorama brasileiro, o instituto destaca uma grande variabilidade de chuvas. A região Sudeste deve ser a mais úmida, com precipitação acima da média em diversas áreas. Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a tendência é de chuvas abaixo da média ao longo do mês.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.