As onças-pintadas Fera e Turi são mãe e filha e habitam a região pantaneira do Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). As duas foram filmadas em um momento de descontração pelo guia de ecoturismo Fábio Paschoal, 40 anos, e estão fazendo sucesso na internet.
Elas são monitoradas pela Organização Não Governamental (ONG), Onçafari, e estavam próximas a um açude chamado de ‘Açude da Fera’. "Por conta de ser o lugar favorito dela, a gente nomeou em homenagem a ela, e nesse dia ela estava ali na frente do açude descansando com a Turi. Elas chegaram até a beber um pouco de água, se espreguiçaram e aí a Turi começou a brincar”, lembra Fábio.
O vídeo, capturado em setembro do ano passado, foi compartilhado esta semana na rede social de Fábio e já conta com milhares de visualizações. O guia explica que atualmente Fera está com oito anos e Turi prestes a completar dois.
Pioneira
A Fera foi a primeira onça a ser reintroduzida com sucesso no Pantanal, juntamente com sua irmã, Isa, de acordo com o Onçafari. Ela é monitorada desde 2015 e é considerada pelo grupo uma excelente caçadora e notável mãe de primeira viagem de um casal de onças, a Olympia e o Ferinha, nascidos em 2018. A estimativa é que Turi tenha nascido em junho de 2020, para completar a família.
Fera e Isa passaram por um processo de reintrodução de cerca de um ano e meio, conta Fábio. Segundo ele, as etapas contaram com aprendizado de caça e contato com outras onças do ambiente. Após esse período, elas foram soltas na natureza, com colares de identificação e mapeamento.
Conteúdo G1 MS
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.