Publicado em 31/10/2022 às 16:14, Atualizado em 31/10/2022 às 18:16

Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal realiza a 7º edição da Semana de Tecnologia Educacional

No terceiro dia foi introduzido o primeiro pilar da Robótica, a Elétrica, concomitante as atividades de Raciocínio Lógico

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal realizou no período de 24 a 28 de outubro de 2022 a 7° edição da Semana de Tecnologia Educacional.

Com o tema Vivência Imersiva - Cultura Digital: Novas Formas de lidar com a tecnologia esta edição abordou a temática da Robótica Educacional Sustentável. Através de uma empolgante história (storytelling), os professores participantes foram conduzidos a Ilha da Criatividade por meio de uma emocionante viagem.

No primeiro dia os professores participantes foram estimulados a criar algo que permitisse-os viver em comunidade, despertando o potencial criativo de cada um, ressaltando a importância do trabalho em equipe.

No segundo dia foi abordado o conceito da Aprendizagem Criativa, que é uma tendência pedagógica na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, imaginação e da colaboração, com o intuito de despertar os interesses dos estudantes, incentivar sua participação ativa na resolução de problemas, colaborar com a construção de pensamentos e conhecimentos de forma prática. É uma metodologia desenvolvida pelo professor de pesquisa e aprendizado Mitchel Resnick e pelo educador Seymour Papert, sustentada por 4 pilares — projetos, paixão, parceria e brincadeiras. A ideia é que sob a orientação desses quatro pilares seja possível a criação, o teste, o erro e a construção do conhecimento em episódios reais nos quais o aprendizado ativo encoraje os alunos a encontrarem soluções efetivas para os problemas apresentados.

Ainda no segundo dia foi discorrido sobre a Abordagem STEAM, acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, que tem como princípio que uma aprendizagem integrada é mais atrativa e eficiente do que aquela em que cada componente curricular é ensinado isoladamente. Após a conceitualização, os professores realizaram um desafio STEAM, integrando teoria e prática.

No terceiro dia foi introduzido o primeiro pilar da Robótica, a Elétrica, concomitante as atividades de Raciocínio Lógico. Como atividade prática, foi trabalhado o circuito elétrico com massinha de modelar e com limões. Na quinta-feira (27), iniciamos com as atividades de Raciocínio Lógico, na sequência foi introduzido o pilar da mecânica, seguido da construção da catapulta. Após este momento mão na massa, os professores participaram de uma competição com as catapultas construídas.

Na sexta-feira, após as atividades de Raciocínio Lógico, foi trabalhado o Pensamento Computacional com atividades desplugadas, visando desenvolver os quatro pilares do tema (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmo) com o Desafio do Tetris, Desenhando no escuro e Trilha das Cores. Após a realização das atividades, foi realizada a entrega dos certificados para os professores que participaram do evento.

Para a coordenadora do NTM, Kelle Ester, é fundamental que trabalhemos em consonância com a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, já que ela prevê que a escola possibilite aos estudantes apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e que a partir deste ponto, busquemos novas formas de enxergar as tecnologias educacionais, promovendo formações e trocas de experiências entre os docentes.