Publicado em 11/02/2024 às 15:04, Atualizado em 11/02/2024 às 12:23
Prazo de emissão do documento físico é de 30 dias, contudo, usuários relatam que documento ficou disponível on-line antes de vencer o prazo da Sejusp
Emissões oficiais da Nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Mato Grosso do Sul completam um mês neste domingo (11). Assim, quem conseguiu agendar a emissão e compareceu ao posto de identificação na data escolhida pode já estar com o documento funcional – pelo menos no aplicativo, mesmo que ainda não tenha recebido a versão física.
Conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o prazo de emissão do documento físico é de 30 dias. Contudo, como a nova CIN também é digital, é possível que todos os dados e até mesmo o espelho do documento estejam disponíveis no aplicativo oficial, o gov.br. Uma simulação feita pela reportagem comprovou a disponibilidade de CIN solicitada no dia 15 de janeiro no Estado.
Para conferir, o usuário precisa fazer o download do app, gratuitamente, no Smartphone e fazer o login com as credenciais. Clique AQUI para criar uma conta, caso não a tenha.
Na aba de serviços, há a opção “Carteira de Documentos”. É lá que você precisará clicar. Nesta seção, há uma lista com todos os documentos e certificados digitais, tais como CNH, CPF e Carteira de Reservista, por exemplo. Se as informações da Nova CIN já estiverem validadas, o documento aparecerá normalmente entre as opções.
Vale lembrar que a nova CIN permite a validação do documento pelas autoridades por um QR-Code.
Até o dia 5 de fevereiro, pouco menos de um mês do início das emissões, a Sejusp emitiu pelo menos 13.750 novas CIN. Ausência de documento ou irregularidade no CPF impediram emissão de 1.392 carteiras.
Nova CIN em MS
O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar, a partir de agora, integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Agora, o CPF é o número de identidade oficial.
A emissão da Nova CIN começou oficialmente em Mato Grosso do Sul em 11 de janeiro deste ano. Para tanto, é necessário agendar uma data no site da Sejusp (clique AQUI) e providenciar os documentos necessários. Não há cobrança pela emissão.
Também não é preciso ter pressa ou desespero, caso não consiga agendar para fazer a CIN. O vencimento do RG atual só ocorrerá em 2032. Até lá, efetuar a substituição pelo novo documento só é necessário em caso de vencimento, roubo ou extravio.
Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
A Sejusp abrirá os agendamentos no fim de cada mês, com datas disponíveis para o mês seguinte. Além da digital, a Nova CIN terá versão impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul.
Com informações do Midiamax