Publicado em 01/02/2022 às 15:19, Atualizado em 01/02/2022 às 17:20
Palestras e atividades práticas serão realizadas de 2 a 7 de fevereiro. Aulas começam no dia 9 de fevereiro nas escolas municipais.
Nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte dá início a formação pedagógica para os professores e administrativos da rede municipal de ensino de Nova Andradina. O cronograma de atividades inclui palestras e atividades práticas, promovidas no Centro de Convenções Sílvio Ubaldino de Souza, para os professores no período matutino e vespertino.
Nos dois primeiros dias (02 e 03/02), da programação haverá abertura oficial do ano pedagógico e o início da formação aos profissionais da educação.
A primeira palestrante será a professora Priscila Pereira Boy, apaixonada pela literatura, escritora e também atua como palestrante em congressos, fóruns, formação continuada e diversos eventos em todo o país. É mestre em Ciência da Educação, pós-graduada em Antropologia Filosófica e docência do Ensino Superior, com MBA em Marketing pela FGV.
Especialista em BNCC (Base Nacional Comum Curricular, currículo e Reforma do Novo Ensino Médio; Priscila abordará questões fundamentais para entender a organização da base, como planejar, como avaliar e como transportar, de forma prática, o documento para a sala de aula. A proposta é dialogar sobre cada componente, com ações propositivas, e sugestões de atividades.
Nos dias 02, 03 e 04/02, também estará presente a professora Sílvia Maria da Silva, psicopedagoga Institucional, Pedagoga Empresarial, neuropsicopedagoga clínica e institucional, diretora e coordenadora pedagógica na educação infantil.
A formação pedagógica tem como objetivo orientar, formar o educador para compreender como o cérebro aprende e qual a sua relação com ensino aprendizagem, bem como, ressaltar a importância do estímulo correto na primeira infância. E ainda, dar ciência sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
A palestrante tem 24 anos de experiência com crianças e adolescentes, atendimento home care pedagógico, e é formada no treinamento autoridade neuropp. A proposta é que educadores compreendam que a primeira infância é a fase em que o cérebro tem mais capacidade de aprender, então é importante que os estímulos sejam adequados e suficientes.
O encerramento das atividades acontecerá na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, na parte da manhã a palestrante estará com os professores e na parte da tarde com todos os administrativos da rede. A professora Telma Nantes de Matos, é pedagoga e especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva.
No seu currículo, Telma atuou nas funções de diretora do Instituto Sul matogrossense para cegos Florivaldo Vargas – ISMAC e Conselheira titular do Conselho Nacional dos direitos da mulher. Atualmente a mesma esta como secretária da Subsecretaria das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência na Secretaria de Cidadania e Cultura no estado de Mato Grosso do Sul.