Publicado em 21/06/2024 às 16:00, Atualizado em 21/06/2024 às 13:43

NOVA ANDRADINA: SEMEC investe no bem-estar dos professores com formação focada na saúde

Iniciativa visa promover a qualidade de vida e a saúde dos educadores da Rede Municipal de Ensino

Redação,
Cb image default
Divulgação

A qualidade do ensino começa pela saúde e bem-estar dos educadores. Com esse princípio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) de Nova Andradina promoveu uma formação voltada para a saúde dos professores, focando na melhoria da qualidade de vida, nas relações interpessoais, no bem-estar psicossocial dos profissionais e em iniciativas de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

A ação, realizada esta semana, atende às orientações da Lei Nº 14.681, de 18 de setembro de 2023, que estabelece a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

Participaram da formação cerca de 200 professores da Rede Municipal de Ensino. O treinamento foi conduzido por psicólogos educacionais, assistentes sociais da rede municipal e profissionais de educação física da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL).

Os temas abordados incluíram "Exercício físico na promoção da saúde", destacando os benefícios de uma vida ativa e os perigos do sedentarismo, com orientações baseadas na realidade diária dos professores, que frequentemente enfrentam desgastes mentais e físicos devido à intensa rotina de trabalho. Outros tópicos importantes foram "Fatores de proteção e riscos no ambiente de trabalho", discutindo características e comportamentos que podem influenciar a saúde mental dos educadores.

A titular da SEMEC, Giuliana Masculi, ressaltou a importância de promover a formação, considerando o papel fundamental dos educadores na vida dos estudantes. “O carinho e cuidado com nossos profissionais são essenciais, pois eles são uma referência e ponto de apoio para os estudantes. Sabemos grande parte do aprendizado está ligada às emoções, e se o profissional não estiver bem, ele não conseguirá ensinar, acolher e perceber a necessidade de cada estudante”, afirmou a secretária.

Este esforço representa um passo significativo na valorização e cuidado dos profissionais da Educação, assegurando que eles estejam bem preparados e saudáveis para enfrentar os desafios diários da sala de aula, refletindo diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos de Nova Andradina.