Publicado em 13/12/2024 às 09:30, Atualizado em 12/12/2024 às 17:05
Visita técnica da Coordenação Estadual de Controle de Vetores orienta ações estratégicas de prevenção durante período chuvoso
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Andradina recebeu, nesta quarta-feira (11), uma visita técnica da Coordenação Estadual de Controle de Vetores. O objetivo foi avaliar a situação local e elaborar um planejamento estratégico para intensificar as ações de prevenção contra arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, em função do cenário endêmico associado ao período chuvoso.
Durante a inspeção, o supervisor técnico Gilmar Cipriano Ribeiro realizou uma avaliação detalhada e orientou a equipe municipal sobre práticas essenciais para o controle vetorial. Entre as recomendações apresentadas estão o fortalecimento do controle mecânico de criadouros do mosquito Aedes aegypti, ampliação das atividades de educação em saúde e a intensificação das ações pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), que já estão em andamento com os mutirões da dengue.
Além disso, foi sugerido o uso da mídia local para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o surgimento de criadouros durante o período de forte calor e chuvas. Também foi enfatizada a importância de realizar bloqueios de casos em tempo hábil para evitar a propagação da doença.
Outro ponto destacado foi o planejamento das folgas e férias dos servidores do CCZ, garantindo que as visitas domiciliares e outras atividades de controle vetorial não sejam prejudicadas.
Com o apoio técnico estadual e a mobilização do município, a expectativa é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e assegurar a saúde da população local.