Publicado em 12/10/2023 às 06:33, Atualizado em 11/10/2023 às 19:09
A rodovia esta com o trecho interditado a nove meses
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) deve expedir nos próximos dias uma ordem de serviço para as obras de contenção de uma erosão e recuperar dois pontos da MS-473, em Nova Andradina, que tiveram o asfalto engolido nas chuvas de fevereiro e março. O primeiro estrago já estava passando por reparos, mas com novo rompimento no asfalto, o projeto da obra foi redimensionado, segundo o Campograndenews. O local onde estão concentrado as obras de recuperação fica na altura do KM-43.
O Diário Oficial do Estado trouxe essa semana o extrato de contratação da Construtora Alvorada por R$ 4,6 milhões, em caráter emergencial. Foi definido prazo de 180 dias para a obra, que deve fazer a “reconformação de bacia, controle de processo erosivo e reconstrução do pavimento”.
No local, o tráfego é feito por um desvio. Os dois trechos destruídos são próximos, ficam na saída da cidade em direção a Angélica. É uma estrada utilizada também para o acesso a muitas propriedades rurais da região e ao IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul). É possível ver que a tubulação da drenagem foi danificada e a força da água da chuva abriu, na época, imensas crateras engoliu boa parte da pista.
O trecho danificado pelas fortes chuvas do início do ano era de asfalto novo. Em dezembro de 2021, o governo estadual entregou 22.8 quilômetros da MS-473.