Publicado em 21/06/2023 às 13:00, Atualizado em 21/06/2023 às 13:50
A parceria busca ainda, oferecer alternativas inovadoras para a prática pedagógica, debatendo metodologias do ensino e a utilização de recursos midiáticos para que a aprendizagem ocorra com mais eficiência.
Considerando a importância e o desenvolvimento do uso das tecnologias, a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura de Nova Andradina, promoveu na última semana uma jornada de formação voltada para o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, com foco na produção e edição de vídeos.
Os encontros formativos, realizados entre os dias 12 e 16 de junho, reuniram no Centro de Convenções, professores da Rede Municipal, professores e alunos bolsistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), responsáveis pelo desenvolvimento da formação. A iniciativa compõe uma série de ações realizadas através da parceria entre a Educação Municipal e Universidade Estadual, com o objetivo de colaborar com avanços educacionais através da formação continuada.
Euzébio de Souza, coordenador pedagógico da SEMEC, relata que os encontros foram muito produtivos e ofereceram aos professores acesso à inovação. "A formação continuada foi realizada durante as horas atividades envolvendo acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Matemática, para discutir como utilizar e produzir vídeos durante as aulas a partir das atividades desenvolvidas pelos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental", disse.
A parceria busca ainda, oferecer alternativas inovadoras para a prática pedagógica, debatendo metodologias do ensino e a utilização de recursos midiáticos para que a aprendizagem ocorra com mais eficiência. Neste sentido, os encontros fomentaram reflexões sobre a utilização deste recurso, as possíveis abordagens metodológicas dentro do vídeo e as etapas de produção, desde a elaboração do roteiro até a edição dos vídeos.
Além dos encontros com os professores, foram disponibilizados tutoriais para auxiliar o profissional de ensino na prática de suas atividades. Neste processo, conforme a secretária municipal de Educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, os professores foram desafiados a discutir os conhecimentos sobre os conteúdos propostos, em suas áreas do saber, e os conhecimentos pedagógicos para desenvolvê-los com os alunos.
"A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores", considera.