A vereadora Márcia Lobo (MDB) foi empossada presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Nova Andradina em solenidade realizada na noite desta terça-feira, dia 8 de março. A vereadora estará a frente da segunda diretoria do órgão, cujo mandato se estenderá até o final de 2024, tendo Cida do Zé Bugre (PL) como vice e Gabriela Delgado (PSB) no cargo de secretária.
O ato oficial de assinatura do termo de posse aconteceu durante a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, prestigiada por autoridades locais, lideranças femininas, homenageadas e seus familiares.
Criada através do Projeto de Resolução Nº 01, de 23 de fevereiro de 2021, de autoria das vereadoras desta Casa de Leis, a Procuradoria tem como finalidade fiscalizar e acompanhar políticas públicas e programas voltados para as mulheres, somando-se a rede de proteção da mulher em funcionamento no município, entre outras atribuições.
Na solenidade, as parlamentares não fizeram uso da palavra. Apenas, postaram para fotos ao lado do banner de divulgação.
Café da manhã para as servidoras da Câmara Municipal
Por iniciativa da Procuradoria da Mulher e apoio dos vereadores foi oferecido um café da manhã para as servidoras da Câmara Municipal, com forma de agradecimento a todas que auxiliam no trabalho do órgão de defesa dos direitos da mulher.
Foi nesta ocasião que as procuradoras tiveram a oportunidade de falar sobre o dia 8 de março, data em que se celebra as conquistas, mas também uma oportunidade para refletir sobre a importância de dar visibilidade às questões como combate à desigualdade de gênero, violência contra a mulher, entre outros temas; e implementação de ações afirmativas, como a reserva legal de cotas para mulheres em alguns cargos como forma de garantir às mulheres oportunidades de crescer com qualidade de vida.
Todas as vereadoras da Casa de Leis e integrantes da Procuradoria da Mulher exaltaram os avanços na legislação e os desafios que elas ainda têm pela frente, dando ênfase a necessidade de aumentar a participação das mulheres na política assim como de combater as distorções históricas que colocaram a mulher em segundo plano nesta área. Por último, deixaram também uma mensagem de carinho às mulheres nova-andradinenses.
A presidente Márcia Lobo afirmou que “política precisa e deve ser assunto de mulher”, destacando a importância da escolha de candidatos e candidatas que tenham compromisso com políticas públicas e propostas para as mulheres e para o Brasil.
"A mulher precisa conquistar seu espaço através do voto, do trabalho, da sensibilidade e da sua participação efetiva na política. Mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina. Representamos 53% do eleitorado. No entanto, ocupamos hoje menos de 15% dos cargos eletivos no país. É hora de mudar isso, para reduzir as diferenças de gênero e avançar na formulação de políticas públicas para as mulheres”, destacou Márcia Lobo.
Para Gabriela Delgado, a lei que exigiu um mínimo de 30% de mulheres candidatas nas chapas foi importante, mas não é suficiente. “Todas nós temos capacidade, inteligência e garra para lutar por nossos direitos e fazer a diferença na sociedade. Somos protagonistas da nossa história”, completou a vereadora, ex-presidente da Procuradoria.
Cida do Zé Bugre enfatizou que “a representatividade da mulher em espaços anteriormente restritos aos homens vem crescendo, graças a força, coragem e competência delas. Como procuradoras, consideramos muito importante, para empurrar nossa história na direção certa, a atração e a viabilização de mais mulheres na política”.
Durante o mês de março estão previstas ações educativas e sociais desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.