Buscar

25/05/2023 às 09:30, Atualizado em 24/05/2023 às 20:24

NOVA ANDRADINA: Com maior pontuação do Brasil, Escola "Delmiro Bonin" conquista prêmio Escola Super Sustentável

Escola da Rede Municipal de Nova Andradina, localizada no assentamento Angico, logra competição realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS)

Cb image default
Divulgação

A Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin localizada na zona rural do município de Nova Andradina – MS, conquistou o Prêmio de ESCOLA SUPER SUSTENTÁVEL, além de R$ 18.000,00 para melhoria de suas instalações e promoção de atividades através do Projeto Rural Sustentável Cerrado. Com a maior pontuação do Brasil a escola se destacou pelo grande número de atividades e interações realizadas durante as etapas do projeto.

O PRS - Cerrado é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS e a Rede ILPF, por meio da Embrapa, com a Coordenação Científica. As ações são executadas através de parcerias que reúnem o doador dos recursos (Governo do Reino Unido), o Agente Financeiro (Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID), o beneficiário institucional (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA).

O objetivo do PRS - Cerrado consiste em mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Através das capacitações ofertadas, o projeto busca sensibilizar, capacitar e treinar pessoas em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária. O programa oferece uma série de ações formativas dirigidas para produtores e produtoras rurais, membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestoras e gestores públicos, estudantes e outros interessados.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) responsável pelo projeto divulgou o placar final das escolas destacando as premiações conquistadas.

No projeto a escola participou do Jogo Coopera Cerrado – Competição com a finalidade de potencializar as Ações de Popularização, por meio de missões que estimulam o conhecimento da biodiversidade, aspectos culturais e produção rural da comunidade.

O objetivo foi de sensibilizar os estudantes a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. O projeto foi desenvolvido durante o 2º semestre de 2022 com os estudantes do Ensino Fundamental tendo como foco principal a Educação Ambiental.

A diretora da escola ressaltou a importância das parcerias firmadas para que o projeto tivesse êxito em seu desenvolvimento. Agradecendo a parceria e apoio da :

- Empresa SANESUL;

- Empresa ENERGÉTICA SANTA HELENA;

- Empresa BRASILWOOD REFLORESTAMENTO;

-Empresa leiteria GIROLANDO ROSA DOS VENTOS;

- Escola Estadual Luís Carlos Sampaio;

-Escolas Municipais Machado de Assis e Pingo de Gente;

- Secretaria Municipal de Educação, cultura e Esportes;

-Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado;

-Comunidade, estudantes e funcionários da escola.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes do Município Giuliana Masculi Pokrywiecki destacou que a Escola Prof. Delmiro sempre desenvolveu ao longo dos anos, projetos ambientais e que esse prêmio só veio a comprovar o esforço e a dedicação de toda a comunidade escolar.

Durante o desenvolvimento do programa os estudantes tiveram a oportunidade de interagirem com outros estudantes de várias localidades. Essa troca de experiências trouxe muito aprendizado a todos.

Dentre as atividades desenvolvidas podemos mencionar palestras, oficinas, confecção de jogos com sucatas, sabão ecológico, interações entre escolas, teatros e apresentações culturais, exposições, visitas de estudo, construção de viveiro, hortas e composteiras, confecção de caldas e adubos orgânicos; coleta, análise e semeadura de sementes, além da confecção de sementecas, plantio e distribuição de mudas de árvores, dentre muitas outras atividades, todas com foco no Cerrado, Sustentabilidade e Educação Ambiental com destaque para o Dia de Campo realizado na Leiteria Girolando Rosa dos Ventos , Inauguração do Viveiro da escola e Reflorestamento no entorno da represa do Mangaba.

O projeto vem mais uma vez, reafirmar o engajamento de toda a comunidade escolar e dos moradores do local envolvido para o êxito das atividades trabalhadas com os estudantes, destacando a aprendizagem que vai além dos portões da escola, ações que transformam os estudantes no contexto escolar e na sociedade como um todo, cumprindo a função que é despertar no indivíduo o conceito de cidadania, cooperação por meio das vivências, conforme o meio em que estão inseridas, valorizando o lugar que vivem. Parabenizamos a toda a comunidade por mais essa conquista!!!!

Colaboração de Ernando Silva de Aguilar -

Imprensa IABS - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.