Publicado em 09/11/2024 às 07:00, Atualizado em 08/11/2024 às 16:29
Semana da Consciência Negra ocorre de 14 a 20 de novembro com atividades culturais, exposições e shows
A celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, vai muito além de uma data comemorativa, representando um marco de resistência e valorização da cultura afro-brasileira. Em Nova Andradina, a Semana da Consciência Negra, que ocorre de 14 a 20 de novembro, traz à tona debates sobre igualdade racial e a história de luta de personalidades como Zumbi dos Palmares, herói quilombola que desafiou o sistema colonial no século XVII.
Uma programação cultural diversificada marcará a celebração, que inicia no dia 14 com exposições no Museu Municipal, que contarão com a participação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As mostras "Povo Ofaié" e "Cultura Afrobrasileira" farão um retrato da história e da cultura afrodescendente, proporcionando uma imersão no tema.
A programação inclui também sessão de cinema com o curta-metragem “Mato Adentro”, que será exibido pelo Cine NEABI/IFMS (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) “Benedita da Silva e Damiana Cavanha”, trazendo um olhar cinematográfico sobre questões sociais e históricas relevantes para o público.
Às 19h, o Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa” receberá a IV Mostra Cultural Afro-Brasileira, um evento que contará com exposições de arte, artesanato, comidas típicas, vestuário e um desfile temático, além de show da banda Sampri, que trará a música afro-brasileira para o centro das atenções.
O ápice da celebração acontecerá no dia 20, com o 4º Festival Cultural e Gastronômico no Centro de Eventos “José Antônio Zanqueta”. A noite será marcada pelo aguardado show nacional do grupo Kamisa 10, agendado para às 22h, além de praça de alimentação, apresentações culturais das escolas municipais e do pagodeiro Luizin.
A programação da Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), da Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC) e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, em parceria com o IFMS.
Essa é uma oportunidade de fortalecer a reflexão sobre a importância da igualdade racial, a valorização da cultura afrodescendente e o engajamento de todos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.