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04/07/2024 às 07:00, Atualizado em 03/07/2024 às 17:17

NOVA ANDRADINA: Ceinf Odila Carrara inaugura espaço inclusivo para crianças com deficiência

Sala de Atendimento Educacional Especializado para Estimulação Precoce reforça compromisso com a inclusão e a educação especializada

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Divulgação

Quando pensamos em inclusão, precisamos eliminar barreiras. E foi justamente quebrando essas barreiras que Nova Andradina inaugurou mais um importante espaço para garantir às crianças com deficiência um ambiente educacional adequado e estimulante. Na manhã desta quarta-feira (3), o Centro de Educação Infantil (Ceinf) Odila Carrara recebeu a nova Sala de Atendimento Educacional Especializado para Estimulação Precoce.

Com essa conquista, a Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina agora conta com 15 espaços inclusivos, incluindo nove Salas de Recursos Multifuncionais e cinco Salas de Apoio à Aprendizagem. Esse número reflete o compromisso com a Educação Especial, modalidade que vem crescendo em demanda por vagas e em exigência por um ensino especializado e adaptado para o público-alvo. Além disso, a rede oferece atendimento domiciliar a alunos com doenças graves que os impedem de frequentar o ambiente escolar.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, da primeira-dama Joana Darc, da secretária de Educação Giuliana Masculi, além de mães de alunos, gestores e autoridades locais, como o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, e as vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Márcia Lobo.

O prefeito Gilberto Garcia ressaltou a importância dessa nova estrutura para o desenvolvimento educacional das crianças com necessidades especiais. “Estamos dedicados a criar ambientes inclusivos que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, garantindo que cada uma tenha acesso a oportunidades de aprendizagem adequadas às suas necessidades. É preciso incluir, é preciso estimular, é preciso acreditar, e eu creio que estamos no caminho certo”, afirmou.

A secretária Giuliana Masculi descreveu a inauguração como um momento especial e destacou a constante preocupação da gestão com as crianças com deficiência. “Desde o início da gestão, não fechamos os olhos para essa necessidade e temos buscado incessantemente melhorar nossos serviços. Em janeiro, tínhamos 40 autistas matriculados na rede; hoje, temos 109. Somando com outras deficiências, temos um total de 206 alunos que precisam de atendimento especializado. Por isso, temos investido significativamente em estrutura e capacitação, para assegurar que cada criança receba o suporte adequado ao seu desenvolvimento e aprendizado”, disse.

Ela também enfatizou a importância da participação efetiva dos pais na educação dos filhos e reforçou que o novo ambiente potencializa as aprendizagens dos estudantes da Educação Especial. “Este espaço vai nos ajudar a compreender as melhores formas de educar essas crianças. Espero que a comunidade aproveite esse novo recurso para garantir uma aprendizagem de qualidade para nossos estudantes, que também precisam da atenção do poder público”, concluiu Giuliana.

A Sala de Atendimento Educacional Especializado para Estimulação Precoce é destinada a alunos da Educação Infantil com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. O atendimento ocorre em contra turno e exige que o aluno esteja matriculado na creche ou pré-escola da Rede Municipal de Ensino.

O foco do atendimento é pedagógico, com o principal objetivo de prover condições de acesso, participação e aprendizagem desses alunos no ensino regular. Dessa forma, o profissional do atendimento educacional especializado faz a ponte entre o aluno e o professor da sala de aula comum, permitindo uma troca de experiências que contribua com o processo educacional e a inserção na sociedade.

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