Buscar

29/03/2025 às 09:34, Atualizado em 28/03/2025 às 15:37

NOVA ANDRADINA: Audiência lota plenário da Câmara e aponta caminhos para criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer

Proposta pelos vereadores William Moraes, Josenildo Ceará e Dito Machado, a audiência teve como objetivo ouvir os atletas e seus representantes

Cb image default
Foto: Agência 7ª Arte

Com a participação maciça de desportistas de todas as idades e praticantes das mais diversas modalidades esportivas, professores das escolinhas esportivas, e ainda de dirigentes de clubes amadores e associações esportivas, a Audiência Pública do Esporte, lotou o plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina.

Proposta pelos vereadores William Moraes, Josenildo Ceará e Dito Machado, a audiência teve como objetivo ouvir os atletas e seus representantes e traçar um diagnóstico do esporte na cidade a fim de apontar caminhos para a criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer e, ainda, buscar investimentos e melhorias para esses setores.

A audiência foi presidida pelo vereador, William Moraes. Os outros dois idealizadores não puderam participar do evento e justificaram suas ausências. Também participaram da mesa diretora dos trabalhos, o presidente da Casa de Leis, professor Fábio Zanata e o prefeito Dr. Leandro Fedossi, presidente da Funael, Joari Martins, e o secretário de educação, cultura e esporte, Wagner Périgo; a Fundesporte foi representada por Roger Regiori dos Santos e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC/MS), por Fabiane de Oliveira Macedo. A vereadora Gabriela Delgado, o vereador Alemão da Semente, vice-prefeito Arion Aislan, secretários municipais, membros da Funael, entre outras lideranças também marcaram presença.

Rodrigo Terra, idealizador do Sistema Campo-grandense de Esportes, apresentou um modelo para a criação do Sistema Municipal de Esportes. Segundo Terra, este sistema, já adotado por diversos estados brasileiros, visa garantir maior apoio ao esporte amador e possibilitar a destinação de verbas municipais para o setor, além de promover a captação de recursos externos.

Terra destacou também a importância da criação de um Conselho Municipal de Esportes e de um Plano Municipal de Esportes, ferramentas essenciais para o desenvolvimento e a gestão eficiente das atividades esportivas na cidade.

Joari Martins fez um levantamento das ações já realizadas pela Funael, destacando que a fundação mantém 15 escolinhas esportivas e 17 polos de atividades em diversos espaços públicos, como escolas, praças e centros de eventos. A cada ano, aproximadamente 6.500 atletas participam dessas atividades. Martins ressaltou a relevância das parcerias com o governo estadual e com as associações esportivas para o fortalecimento do esporte no município.

Para o vereador William Moraes, o evento foi um marco importante para o avanço das políticas públicas de esporte na cidade. "Fiquei muito satisfeito com a participação dos cidadãos e a presença das autoridades. Juntos, estamos caminhando para a construção do Sistema Municipal de Esporte, do Conselho Municipal e do Plano Decenal de Esporte, com base em um processo democrático e participativo", afirmou.

O próximo passo para a concretização do projeto será a criação de uma comissão, que será formalizada pelo Executivo. A comissão terá a responsabilidade de elaborar a minuta do Sistema Municipal de Esporte. Além disso, serão necessários esforços para criar o Conselho Municipal de Esportes, realizar conferências e elaborar o Plano Decenal de Esportes, com o objetivo de garantir um planejamento estratégico para o futuro do esporte na cidade. A aprovação das leis que instituem o Fundo Municipal de Esportes também será um passo fundamental para o fortalecimento financeiro da área.

"Esses passos garantirão que a política esportiva seja um compromisso de Estado, e não apenas de governo, assegurando um futuro mais estruturado e inclusivo para todos os segmentos esportivos", concluiu William Moraes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.