Publicado em 25/05/2022 às 15:30, Atualizado em 25/05/2022 às 17:19

NOVA ANDRADINA: Assentamento Santa Olga é sede de encontro técnico da Agraer sobre fruticultura

O técnico agropecuário da Agraer Valdeci Sebastião da Silva apresentou aos participantes medidas de controle de pragas

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um encontro técnico sobre fruticultura com ênfase no cultivo de citros e da goiaba foi realizado na semana passada, na sede da Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares Assentamento Santa Olga (Coopaolga) em Nova Andradina. A ação organizada pelo escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), teve a participação de vinte produtores assentados.

O técnico agropecuário da Agraer Valdeci Sebastião da Silva apresentou aos participantes medidas de controle de pragas, doenças e de correção das deficiências dos minerais a serem aplicadas durante a produção dos frutos, viabilizando a citricultura na comunidade.

Posteriormente foram feitas visitas a campo nos lotes do senhor Silvio Marcos da Silva, onde foi demonstrada a poda de pomar de citros em formação, depois no lote do senhor Osvaldo Gonçalves foram observadas as pragas e as doenças em pomar de citros já em produção. Por fim, na propriedade do senhor Osmar de Castro Lemes foram discutidos os aspectos sobre a produção de goiaba.

“Podemos aplicar as práticas ensinadas durante o plantio e ajudam a ampliar a nossa produtividade”, afirmou Osmar presidente do Coopaolga. Ainda segundo o titular da cooperativa, os produtores dos Assentamento Santa Olga almejam diversificar suas atividades investindo no cultivo de frutas de modo a atender as demandas crescentes em chamadas públicas da merenda escolar na região.

De acordo com Rodrigo Zanoni, coordenador municipal da Agraer a fruticultura permite um expressivo incremento de renda, “o plantio pode ser feito em uma área pequena da Agricultura Familiar e a produção comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, frisou.

A laranja é a principal espécie cítrica cultivada no Brasil. Conforme o último levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 2020, Mato Grosso do Sul está entre os 15 principais estados produtores, com rendimento anual de 20,31 toneladas por hectare.