Buscar

25/01/2025 às 08:00, Atualizado em 24/01/2025 às 21:56

NOVA ANDRADINA: Acusados de disseminar Fake News serão ouvidos durante audiência no próximo mês

As audiências estão agendadas para os dias 12 e 13 de fevereiro

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

Pelo menos oito pessoas terão que se explicar para a justiça, o motivo dos nomes deles estarem relacionados a disseminar fake News durante a campanha eleitoral em Nova Andradina, no ano passado.

Consta na denúncia do Ministério Público Eleitoral, que os acusados teriam utilizado de uso indevido de comunicação social para espalhar as ‘notícias falsas’.

Conforme apurou o Nova Noticias, entre os acusados que terão que comparecer no Fórum de Nova Andradina, alguns deles já foram até condenados em outros processos.

De acordo com os autos, as audiências de instrução estão agendadas para os dias 12 e 13 de fevereiro. O processo, sob responsabilidade da juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, tramita na 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina.

O Nova Noticias, apurou que dezenas de advogados estão no processo para defender os acusados e eles deverão acompanhar as oitivas de testemunhas e depoimentos ocorrerão de forma presencial no Fórum de Nova Andradina.

Consta no processo que a juíza rejeitou pedidos para anulação de citações feitas pelo aplicativo WhatsApp, argumentando que o procedimento respeitou os requisitos legais e garantiu ciência inequívoca das partes. Além disso, reforçou que a unificação dos processos visa a celeridade processual e a racionalização das audiências.

A ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, envolve diversos réus e acusações que incluem a utilização irregular de redes sociais e aplicativos de mensagens para fins eleitorais. A decisão destaca que os julgamentos buscarão respeitar os princípios da ampla defesa e do contraditório.

O que é Fakes News

As fakes news são notícias falsas, que se aproveitam do poder da internet de disseminar uma informação pelo mundo todo, para prejudicar ou beneficiar alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em determinadas páginas.

Inclusive, o grande problema é que tais notícias falsas têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitos internautas, que estão disseminando notícias mentirosas, sem verificar previamente sua veracidade. Há casos que o compartilhamento é realizado após o indivíduo ler apenas a manchete, desconhecendo por completo o conteúdo compartilhado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.