O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira (16) um balanço do resultado do Enem 2023. Os números apontam que 60 candidatos atingiram a nota mil na redação, pontuação máxima para esta parte da prova. Segundo o ministério, destas 60 redações, apenas quatro são de candidatos da rede pública de ensino no Brasil. Em Mato Grosso do Sul nenhum estudante teve a pontuação máxima.
Conforme os dados divulgados pelo Inep, o Enem 2023 teve mais de 4 milhões de inscritos. Destes, mais de 2 milhões e 700 mil fizeram efetivamente a prova. Isso representa 68% de participação.
Ainda segundo o MEC, a taxa de participantes oriundos da rede pública de ensino aumentou. Em 2022, 38% dos alunos eram de escolas públicas. Em 2023 a taxa aumento para 46,7%, quase metade dos inscritos.
Mais de um milhão de participantes estão acima da nota de corte média e poderiam acessar 842 cursos no Brasil. São 37,1% do total de inscritos que realizaram a prova.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expectativa do instituto para 2024 é aumentar o número de inscritos no concurso, principalmente de concluintes do ensino médico.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.