O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (11) resultados da Pnad-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que indicam que as mulheres em Mato Grosso do Sul dedicavam, em média, 19,2 horas por semana, enquanto homens destinavam 10,8 horas. Isso representa uma diferença de 77% a mais de tempo.
O estudo identificou que a população sul-mato-grossense de 14 anos ou mais dedicava, em média, 15,3 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou ao cuidado de pessoas em 2022.
A pesquisa investigou o tema "Outras formas de trabalho", com variedade de atividades, como afazeres domésticos, cuidado de pessoas, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário.
A análise também revela que a taxa de realização de afazeres domésticos é maior entre as mulheres no Estado. Em 2022, 86,9% da população sul-mato-grossense de 14 anos ou mais realizaram afazeres domésticos no próprio domicílio ou em domicílio de parente, sendo que as mulheres lideram essa estatística, com 91,7% delas envolvidas nesse tipo de atividade, em comparação com 81,8% dos homens.
Além disso, a pesquisa destaca que a realização de afazeres domésticos aumenta à medida que o nível de instrução cresce. Em 2022, a taxa de realização variou de 83,5% entre as pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto a 89,1% entre aquelas com ensino superior completo.
Outro ponto de destaque é a distribuição das atividades de afazeres domésticos por tipo. No Estado, atividades relacionadas à alimentação, como preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar louça, foram as mais realizadas (82,9%).
A seguir, destacam-se atividades como cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos (80,5%), limpar ou arrumar o domicílio, a garagem, o quintal ou o jardim (80,1%) e fazer compras ou pesquisar preços de bens para o domicílio (79%).
Em relação ao trabalho voluntário, a pesquisa revela que 4% da população de 14 anos ou mais em Mato Grosso do Sul realizou trabalho voluntário na semana de referência em 2022, com uma média de 6,1 horas dedicadas semanalmente.
Conteúdo - Campograndenews
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.