A 30ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, ingressou com ação civil com pedido de tutela de urgência solicitando a suspensão do andamento do concurso de provas e títulos para os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil. Também foi requisitada a anulação do resultado da prova de digitação. A medida é resultado de denúncia do vazamento de fotos do conteúdo da prova.
Consta recurso do promotor Marcos Alex Vera, a prova prática de digitação teria sido aplicada aos candidatos nos dias 8 e 9 de setembro de 2018, e consistiria na digitação de um texto fornecido pela Comissão de Concurso, sendo considerados aptos os candidatos que digitassem integralmente o texto de aproximadamente mil caracteres, no prazo de cinco minutos, bem como que apresentasse quantidade de erros inferior a 20 (vinte).
De acordo com regulamentação do concurso, os candidatos habilitados para a prova prática foram divididos em grupos, sendo que o primeiro iniciou a realização da prova de digitação às 14 horas do dia 08, sendo que os demais grupos de candidatos foram se sucedendo a cada meia hora.
"Não obstante, evidenciou-se que, apesar da divisão dos candidatos em vários grupos que se sucediam na realização da prova prática, o conteúdo do exame, no caso o texto objeto da prova de digitação, teria sido idêntico para todos os grupos", lê-se no processo.
Conforme relato da denúncia enviada ao Ministério Público, apesar de ter sido vedado aos candidatos deixar o local do exame levando consigo a folha da prova de digitação, algumas pessoas, sobretudo do primeiro grupo de candidatos, teriam levado consigo a folha da prova.
Ao menos uma candidata, que já foi identificada, teria levado consigo a folha da prova na tarde do dia 08, postando, na manhã do dia 09, por volta das 10h30, em um grupo de troca de mensagens - com a participação de vários candidatos, inclusive os que ainda estariam por realizar a prova de digitação -, fotografia da folha da prova, permitindo com isso o acesso prévio ao conteúdo, ainda que parcial, da avaliação, aos candidatos que iriam realizar a prova prática na tarde daquele dia (09).
Por este motivo, foi solicitada a suspensão do andamento do concurso até o fim do julgamento da ação.
Conteúdo - Correio do Estado
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.