Buscar

05/05/2023 às 09:06, Atualizado em 04/05/2023 às 23:08

Moradores devem evitar o descarte de água servida em vias que recebem rede de esgoto

Obra da Sanesul, implantação da rede de esgoto segue no Bairro Capilé, nas adjacências da Rua São Vicente de Paulo

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Infraestrutura pede aos moradores do Bairro Capilé, nas adjacências da rua São Vicente de Paula, para que evitem lavar calçadas ou lançar água servida à via pública, para não inviabilizar a recuperação da malha asfáltica recortada para a implantação do sistema de coleta de esgoto. Com o solo encharcado, a capa asfáltica vai cedendo com o tempo, formando ondulações na via urbana.

O responsável técnico da empreiteira Consvan Ltda, que executa a obra contratada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Nelson Leite, explica que o descarte de água praticado pelos moradores é um fator altamente prejudicial para a recomposição do pavimento, feita por meio de recape de material asfáltico usinado a quente.

“O material que usamos é de alta qualidade, mas acaba sendo prejudicado pelo comportamento de alguns moradores que lavam calçadas ou descartam água servida em pleno canteiro de obras. O acúmulo de água nos trechos recortados encharca o solo e depois do recapeamento feito, causa o afundamento do pavimento. Por isso, pedimos a compreensão pelo transtorno e que o morador lave sua calçada somente depois do término da obra”, explica Nelson.

Lançar água servida à via pública é ilegal e fere o Código Municipal de Posturas, com previsão de multa para o infrator, que pode ser denunciado na Ouvidoria Municipal, seja pelo telefone 3441-4589 ou pelo e-mail [email protected]. O lançamento desses resíduos deve ser realizado na fossa séptica ou na rede de esgoto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.