Publicado em 24/05/2022 às 06:30, Atualizado em 23/05/2022 às 17:02
Os representantes brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o modelo público de ensino alemão e a metodologia de desenvolvimento de pesquisa criada pela instituição
Com o intuito de conhecer na prática o modelo de Educação Profissional e Tecnológica 4.0 alemão, uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) realizou uma missão no país europeu. A agenda, realizada de 15 a 20 de maio, foi coordenada pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (Setec) do MEC e teve como principal objetivo a troca de experiências com foco na inovação e na tecnologia que são utilizadas no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes.
A delegação teve a oportunidade de conhecer modelos de sucesso de cooperação entre rede de ensino e indústria, bem como metodologias de desenvolvimento de ecossistema de inovação e o sistema dual de educação profissional alemã, que tem como principal característica a associação do aprendizado teórico ao prático.
A agenda oficial se caracterizou por atividades conjuntas com a Universidade Steinbeis, entidade de ensino alemã voltada para o desenvolvimento de pessoas por meio de pesquisa aplicada e transferência de conhecimento. Os representantes brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o modelo público de ensino alemão e a metodologia de desenvolvimento de pesquisa criada pela instituição. Os integrantes da comitiva também realizaram visitas a empresas de automação tecnológica, escolas que trabalham com o modelo dual e encontros com especialistas da temática.
Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, a missão no país europeu está alinhada aos objetivos estratégicos da Pasta. “É muito importante para o Brasil essa troca de experiências com um país que é referência na área. A promoção da inovação em todas as suas vertentes, especialmente a tecnológica, proporciona o desempenho de diferentes funções no setor produtivo, formando estudantes na Educação Profissional e Tecnológica capazes de realizarem o trabalho digital, se tornando profissionais aptos a modernizarem os ambientes produtivos”, ressaltou.
A assessora para Assuntos Internacionais do MEC, Roseli Teixeira Alves, também reforçou a importância da agenda que, de acordo com ela, teve como destaque o comprometimento com a melhoria do sistema de educação profissional do Brasil, com discussões de alto nível com parceiros alemães e realizada a fim de colher insumos importantes para o aperfeiçoamento da política. “A partir da missão, muitas outras janelas de oportunidades se abrem, propiciando a ampliação de parceiras e novos intercâmbios”, afirmou.
Além dos representantes da Setec e da Assessoria Internacional, a comitiva foi composta por representantes da Secretaria-Executiva do MEC, de institutos federais brasileiros, de escolas técnicas vinculadas às universidades das cinco regiões do país, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Agência de Cooperação da Alemanha (GIZ).