Os estudantes que ainda buscam uma oportunidade de ingressar no ensino superior com apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão uma nova chance neste mês. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para as vagas remanescentes do segundo semestre de 2025, que poderão ser feitas entre os dias 23 e 30 de outubro.
O edital com todas as regras foi publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página do Fies dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Podem participar candidatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos, que tenham participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação.
O resultado da chamada única será divulgado em 4 de novembro, com prioridade para quem ainda não cursou o ensino superior nem foi beneficiado pelo programa.
O processo seletivo contará com vagas de ampla concorrência e também com ações afirmativas voltadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Metade das vagas será destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Nessa modalidade, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
Os pré-selecionados deverão validar as informações entre os dias 5 e 6 de novembro, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição. Após essa etapa, terão até dez dias para confirmar os dados com o agente financeiro e formalizar o contrato de financiamento.
Quem não for selecionado na chamada única entrará automaticamente na lista de espera, com convocações previstas entre 13 e 28 de novembro.
Com o novo processo seletivo, o MEC pretende preencher todas as vagas disponíveis e ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior ainda em 2025.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.