Publicado em 30/10/2022 às 14:24, Atualizado em 25/10/2022 às 15:27
No site da Agência Virtual será possível fazer toda a gestão do processo de busca por incentivos fiscais e demais benefícios
O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) está implantando a Agência Virtual de Desenvolvimento. A meta é criar um portal para quem deseja investir no Estado juntamente com um moderno sistema de gestão dos incentivos fiscais.
No site da Agência Virtual será possível fazer toda a gestão do processo de busca por incentivos fiscais e demais benefícios, assim como prospectar os recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), acompanhar todas as etapas do processo, conhecer as políticas públicas voltadas para as empresas e indústrias, entre outras atribuições.
Os detalhes do projeto foram debatidos nesta segunda-feira (24) pelo secretário de Produção Jaime Verruck, os gestores da Sefaz, que é parceira no sistema e a empresa responsável pelo desenvolvimento do portal. O subprograma que cria a Agência está previsto no Profisco II, que é o programa de modernização fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, financiado pelo BID (Banco Mundial).
“A criação da agência dará mais agilidade nos processos de instalação e captação de indústrias e empresas por parte da Semagro. Serão dois projetos na verdade, um é a agência de desenvolvimento e a outra é o sistema de gestão de incentivos fiscais”, salientou lembrando que os projetos são uma ação conjunta da Semagro e Sefaz.
O secretário explicou que a meta é garantir maior captação de empresas dos ramos de saúde, agronegócio, indústria, comércio, serviços e outros segmentos, interessadas em investir em Mato Grosso do Sul. “A agência trará mais modernidade e inovação nos processos de concessão de incentivos fiscais e principalmente geração de mais empregos”, acrescentou.
O superintendente de Indústria e Comércio, Bruno Bastos, destaca ainda que no portal ainda serão disponibilizadas ferramentas como a carta consulta digital e um painel de investimentos que estão sendo feitos no Estado. “Será um canal aberto de comunicação com os investidores. O Governo está focado em fornecer as tecnologias para disponibilizar aos empreendedores, facilitando este processo”, afirmou Bastos.
A expectativa é que a agência esteja operando em 12 meses. “Será uma porta de entrada de investidores em MS. Isso é modernização visando agilizar a vida dos empresários. Estamos firmes rumo a um Estado mais Digital, mais proativo e mais eficiente”, concluiu o secretário.