Buscar

17/07/2024 às 07:00, Atualizado em 16/07/2024 às 21:57

Mais de 1,6 mil profissionais atuam em operação de combate a incêndios no Pantanal

Desde o início do ano, até 14 de julho, foram constatados 55 incêndios, sendo 31 extintos; e 24 ativos, dos quais, 22 estão controlados.

Cb image default
Divulgação

Autoridades ambientais e equipes de combate a incêndios unem esforços em uma operação massiva para conter as chamas que devastam o Pantanal. Ao todo, são cerca de 1,6 mil profissionais autuando na operação em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Conforme boletim apresentado pelo Governo do Estado, são 420 profissionais das Forças Armadas/Operação Pantanal II; 311 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Além disso, também autuam nas ações de combate, 71 profissionais da Força Nacional de Segurança Pública; e 30 do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes); Polícia Federal e Defesa Civil).

Desde o início do ano, até 14 de julho, foram constatados 55 incêndios, sendo 31 extintos; e 24 ativos, dos quais, 22 estão controlados.

Os incêndios controlados ocorrem quando o fogo está cercado por uma linha de controle, que pode ter sido formada por combate direto, linhas de defesa, aceiros e barreiras naturais ou artificiais.

Neste caso, ainda restam ilhas, troncos, árvores e outros combustíveis florestais queimando na área – focos ativos que precisam ser extintos para não ultrapassar a linha de controle e provocar novos incêndios.

Em campo também estão aeronaves em operação, sendo 13 do Governo Federal, dos quais, 4 são aviões e 2 helicópteros do Ibama e ICMBio; e 2 aviões e 5 helicópteros das Forças Armadas.

Além de 20 embarcações do Governo Federal, sendo 15 das Forças Armadas e cinco do Ibama e ICMBio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.