Publicado em 14/09/2021 às 11:00, Atualizado em 13/09/2021 às 22:59

Maior hidrelétrica do Sudeste, reservatório de Ilha Solteira está à beira do colapso

Terceira maior hidrelétrica em operação no país, Ilha Solteira tem capacidade de gerar 3.444 MW com 20 unidades geradoras

Redação,
Cb image default
(Foto: Gustavo Basso/Yahoo Notícias)

A usina hidrelétrica de Ilha Solteira, maior do Sudeste em potência instalada, chegou neste domingo (12) à beira do colapso.

Após duas semanas de quedas vertiginosas, o reservatório da usina, localizada na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, atingiu 1,45%, ameaçando zerar o volume útil ainda esta semana, comprometendo a geração de energia elétrica.

Terceira maior hidrelétrica em operação no país, Ilha Solteira tem capacidade de gerar 3.444 MW com 20 unidades geradoras, o suficiente para abastecer o Rio de Janeiro e Recife, aproximadamente. Desde Agosto, no entanto, vinha gerando cerca de 30% disso de forma a preservar a água do reservatório.

A queda brusca observada em uma das maiores usinas do mundo liga “o alarme do alarme” da crise hídrica, na avaliação do diretor-executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão.

“Desde que anunciou a criação do comitê de crise, em junho, o Governo Federal não encarou o problema, e praticamente não tomou medidas”, afirma Leitão, que critica o comitê comandado pelo Ministério de Minas e Energia.

Criado por meio de Medida Provisória em 28 de Junho, o comitê — oficialmente Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) — não tem entre seus integrantes a ANA (Agência Nacional de Águas), que poderia regular, por exemplo, o consumo de água dos grandes produtores de commodities agrárias.

Em alguns municípios do Cerrado, até 90% do consumo de água vem do setor agrário.

Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema) afirma que a operação de usinas hidrelétricas com nível de armazenamento em torno de 10% é tecnicamente viável e não compromete a governabilidade hidráulica das bacias que compõem o SIN (Sistema Integrado Nacioanl).

“Observa-se, no entanto, que a operação com valores muito baixos de armazenamento, inferiores a 10%, sempre requer atenção, tendo em vista as solicitações mecânicas a que a máquina é submetida”.

De acordo com a CTG Brasil, concessionária de Ilha Solteira, a usina é projetada para operar até o nível de 314 metros O nível de 1,45% do volume armazenado corresponde ao à cota mínima de 323 metros. Se considerar o nível de 314 metros, o volume correspondente é de 57% do total do reservatório.

Outra usina em situação crítica é a de Três Irmãos, no noroeste paulista. Às margens do rio Tietê, seu reservatório tem atualmente pouco mais de 5% da capacidade útil.

Ilha Solteira e de Três Irmãos fazem parte do principal conjunto de hidrelétricas do país, entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, e que concentram 70% de toda a água armazenada do SIN.

Fonte: Yahoo