Publicado em 26/08/2022 às 17:00, Atualizado em 26/08/2022 às 16:46

INSS simplifica menu de serviços do aplicativo e site

Confira a coluna da Juliane Penteado desta sexta-feira (26)

Redação,

Olá! De volta mais uma semana aqui e sempre trazendo conteúdos relevantes para nossos leitores. Esta semana quero falar sobre o Meu INSS e algumas alterações que tanto o aplicativo, quanto o site sofreram para facilitar a vida do segurado.

Mas antes, você sabe para que serve o Meu INSS?

O site foi criado recentemente, em 2018, para que o segurado tenha acesso de forma virtual aos serviços que antes eram realizados somente nas agências, como, por exemplo, solicitar aposentadorias.

A ideia era dinamizar o processo, diminuindo a busca nas agências. Dessa forma, o segurado recebe o atendimento virtualmente, e agora, também, além do site, pelo aplicativo que pode ser instalado no celular.

São vários os tipos de serviço disponibilizadas no site, ou no aplicativo, dentre eles:

Consulta ao CNIS, onde está todo seu histórico de contribuições para o INSS;

Solicitação de aposentadorias;

Solicitação de benefícios por incapacidade;

Requerimento de perícia médica;

Emissão de guias de pagamento;

Comunicação de acidente de trabalho (CAT).

Enfim, diversos tipos de serviço que podem ser adiantados, sem ter que esperar horas na fila do INSS. No meu site eu tenho outros artigos que mostram como executar vários desses pedidos, passo a passo.

Pois bem, agora, o “menu” de serviços, que dá acesso a essas solicitações, mudou com o intuito de facilitar ainda mais, principalmente para quem tem dificuldades com o “mundo virtual”.

Por exemplo, agora, para atualizar os cadastros basta optar pelo serviço “Atualizar Cadastro ou Benefício”, para atualizar os dados cadastrais que faltam dentro da plataforma. Basta atualizar e inserir o tipo e código de atividade que o segurado realiza.

Ainda dá para atualizar Procurador e Representante legal, vínculos e remunerações, código de pagamento, dados do Imposto de Renda.

É possível também Solicitar Exclusão e Reativação de Empréstimo Consignado Judicial,

Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido, Solicitar Desistência, Encerramento e Renúncia de Benefício. Enfim, pelo Meu INSS é possível realizar o pedido da aposentadoria, pelo site ou celular.

Mesmo tendo acessado o Meu INSS, feito suas atualizações, é sempre importante, que antes de dar entrada no pedido da aposentadoria, pela internet, contatar um advogado previdenciarista de sua confiança, para que seu benefício seja concedido sem erros, para que a consulta do CNIS possa ajudar, e, enfim, para que você não tenha prejuízo.

Espero ter ajudado.

Abraço Afetuoso

Juliane Penteado Santana- Advogada previdenciarista.

Professora. Diretora Científica-Adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Coordenadora pelo Estado de Mato Grosso do Sul e da região do Centro-Oeste.

Proprietária do escritório Penteado Santana Advocacia.