Publicado em 10/06/2021 às 13:00, Atualizado em 10/06/2021 às 14:27

Igrejas católicas em duas cidades de MS suspendem atividades presenciais

Aquidauana está na bandeira vermelha do Prosseguir e Anastácio passou para a bandeira cinza

Redação,
Cb image default
Celebração na Paróquia Imaculada Conceição em março de 2021. (Foto: Facebook) 

As paróquias de Aquidauana e Anastácio, cidades vizinhas, decidiram suspender as atividades presenciais por dez dias. A decisão em conjunto tem como base o alto índice de casos de covid-19 e a alta taxa de ocupação hospitalar em Mato Grosso do Sul. Até ontem, as cidades registraram 129 e 63 mortes, respectivamente, pela doença desde o começo da pandemia.

De acordo com o padre Paulo Souza, a decisão foi tomada em conjunto entre as paróquias das duas cidades para evitar mais infecções pela doença.

“Nós aqui da Paróquia Imaculada Conceição e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Anastácio, decidimos suspender as atividades presenciais até dia 20 de junho por conta do alto índice de contaminação da covid que está acontecendo aqui nas duas cidades e em todo o Estado”, disse o pároco.

Para o padre, manter as portas abertas com 30% de pessoas presentes não evita a contaminação pela doença, mesmo com as medidas de biossegurança. Coim isso, a partir desta quinta-feira (10) as missas serão realizadas de forma virtual.

“Tomamos a iniciativa para tranquilizar nosso povo. É uma decisão de cautela, entendemos que é um momento de preservar e dar segurança para todos. Somos formadores de opinião e precisamos ser os primeiros a dar esse toque. A igreja com 30% não vai evitar contaminação, porque tem gente que vem à igreja contaminado”, explicou.

No relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) divulgado na manhã de hoje, Aquidauana foi classificada na bandeira vermelha de risco elevado para covid-19 e Anastácio passou para a bandeira cinza, que indica grau extremo para a doença.

Conforme o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), desde o começo da pandemia Aquidauana confirmou 4.688 casos de covid-19 e Anastácio 2.133.