Buscar

07/10/2016 às 17:41, Atualizado em 07/10/2016 às 21:27

IFMS registra recorde de projetos para feiras científicas

Puderam participar da seleção trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) selecionou 658 projetos de pesquisa para serem apresentados nas feiras de ciência e tecnologia da instituição neste mês, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2016.

Esse é o maior número de projetos já selecionados para as feiras da Instituição, superando 2015, quando foram escolhidos 426 trabalhos. Em 2014, a instituição selecionou 311 projetos.

A lista está publicada na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Além das feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), pela primeira vez serão realizadas a Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) e a Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi). Os campi foram implantados recentemente nesses municípios.

“Esse número é decorrência não somente das três novas feiras, mas também é fruto de um trabalho significativo dos servidores na divulgação do evento e no processo de capacitação por meio da oferta de oficinas preparatórias para professores da rede pública, contribuindo para o processo de popularização da ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul”, apontou a diretora de Pesquisa do IFMS, Tatiane de Araújo.

Puderam participar da seleção trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos a partir de novembro de 2015.

Projetos – O campus com mais trabalhos selecionados é Corumbá, com 151. A Fecipan foi a primeira feira de ciência e tecnologia realizada pelo IFMS e existe desde 2012.

Em Campo Grande, serão 105 projetos apresentados, e em Nova Andradina, 81. Foram selecionados ainda 74 trabalhos em Três Lagoas, 66 em Aquidauana, 59 em Coxim e 51 em Ponta Porã. Os três novos campi somam 71 projetos de pesquisa no total, sendo 22 em Dourados, 24 em Jardim e 25 em Naviraí.

Os projetos de pesquisa abrangem diversos temas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciência Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinar (áreas entrelaçadas).

Os selecionados devem seguir as orientações divulgadas na Central de Seleção sobre a impressão do pôster/banner para a apresentação dos trabalhos nas feiras.

Feiras – Serão realizadas entre os dias 17 e 22 de outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, de acordo com a programação de cada campus.

Professores e pesquisadores do Instituto e de outras instituições de ensino farão a avaliação dos trabalhos. Os participantes receberão certificados e os melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados.

Os dois melhores projetos dos níveis fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participar da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), que ocorrerá em novembro, na Capital.

Mais informações sobre os eventos estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia. O endereço é www.ifms.edu.br/semanact.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.